sicnot

Perfil

País

Armazenamento de água em novembro subiu em cinco bacias hidrográficas

A quantidade de água armazenada em Portugal continental em novembro subiu em cinco bacias hidrográficas e desceu em sete, relativamente ao mês anterior, de acordo com o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

Segundo o boletim de armazenamento de albufeiras do SNIRH, hoje divulgado, no último dia de novembro, comparativamente a igual período do mês anterior, das 60 albufeiras monitorizadas, verificou-se uma subida em cinco bacias e uma descida em sete.

Das 60 albufeiras monitorizadas, sete apresentaram disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 19 tinham disponibilidades inferiores a 40%.

Os níveis mais elevados de armazenamento de água em novembro de 2016 ocorreram nas bacias do Guadiana (73,5%), Tejo (67,7%), Mondego (66,3%), Douro (63,9%), Mira (63,6%), Cávado (60,4%), Barlavento (55,3%), Oeste (54,2%), Arade (42,7%), Lima (36,7%), Ave (34,6%) e Sado (25,8%).

O SNIRH indica que os armazenamentos de novembro de 2016, por bacia hidrográfica, apresentaram-se inferiores às médias dos valores do mesmo mês nos períodos de 1990/91 a 2014/15, exceto para as bacias do Douro, Tejo e Arade.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira, segundo o SNIRH.

Lusa

  • Buscas e apreensões na esquadra da PSP na Brandoa

    País

    O Ministério Público de Sintra esteve a fazer buscas e apreensões, esta manhã, na esquadra da PSP da Brandoa, no concelho da Amadora. De acordo com a Procuradoria-Gera Distrital de Lisboa, em causa estão crimes de corrupção passiva e ativa e abuso de poder.

  • Portugueses divididos na recondução da procuradora-geral da República
    1:31
  • "Os castigos incluiam sovas frequentes e até estrangulamento"
    5:03
  • Teste ao sangue deteta oito tipos de cancro

    Mundo

    Um novo teste sanguíneo experimental permitiu detetar precocemente os oito cancros mais frequentes em 70 por cento dos casos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature feito por investigadores nos Estados Unidos.