sicnot

Perfil

País

Madeira sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte

O arquipélago da Madeira está hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva por vezes acompanhada de trovoadas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, a Madeira vai estar sob aviso laranja até às 12:00 de hoje devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados por trovoadas.

Este aviso laranja vai passar depois a amarelo a partir das 12:00 de hoje e até às 06:00 de sábado.

O IPMA colocou também a Madeira sob aviso amarelo devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/noroeste com 04 a 05 metros.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado enquanto o amarelo é emitido quando há risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje na Madeira céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros persistentes, por vezes fortes em especial até ao final da manhã e a partir do final do dia, condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

Está também previsto vento moderado a forte do quadrante sul, com rajadas até 75 quilómetros por hora, aumentando para forte com rajadas até 90 quilómetros por hora no final do dia.

Nas zonas montanhosas, o vento soprará forte do quadrante sul com rajadas até 100 quilómetros por hora, aumentando para forte a muito forte com rajadas até 120 quilómetros no final do dia.

A previsão aponta ainda para uma pequena subida da temperatura mínima.

No Funchal as temperaturas vão variar entre 17 e 22 graus Celsius.

Lusa

  • Buscas e apreensões na esquadra da PSP na Brandoa

    País

    O Ministério Público de Sintra esteve a fazer buscas e apreensões, esta manhã, na esquadra da PSP da Brandoa, no concelho da Amadora. De acordo com a Procuradoria-Gera Distrital de Lisboa, em causa estão crimes de corrupção passiva e ativa e abuso de poder.

  • Portugueses divididos na recondução da procuradora-geral da República
    1:31
  • "Os castigos incluiam sovas frequentes e até estrangulamento"
    5:03
  • Teste ao sangue deteta oito tipos de cancro

    Mundo

    Um novo teste sanguíneo experimental permitiu detetar precocemente os oito cancros mais frequentes em 70 por cento dos casos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature feito por investigadores nos Estados Unidos.