sicnot

Perfil

País

Mário Soares com significativa melhoria progressiva na autonomia e comunicação

O antigo Presidente da República Mário Soares mantém "uma evolução bastante favorável" e revela "uma significativa melhoria progressiva na autonomia e na comunicação" ao fim de uma semana de internamento, informou hoje o Hospital da Cruz Vermelha.

Mário Soares foi internado há uma semana, na madrugada de dia 13 de dezembro, na unidade de cuidados intensivos daquela unidade hospitalar de Lisboa e de acordo com o boletim clínico do dia "mantém uma evolução bastante favorável, revelando uma significativa melhoria progressiva na autonomia e na comunicação".

De acordo com o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, José Barata, o antigo chefe de Estado já é alimentado - apesar de ainda não pela própria mão - e durante alguns períodos do dia já fica sentado numa cadeira da unidade de cuidados intensivos.

"A equipa médica multidisciplinar que acompanha o presidente Mário Soares avalia de forma muito positiva a evolução que apresentou ao longo desta primeira semana de internamento", referiu.

Apesar desta evolução favorável, José Barata explicou que "como medida cautelar, o presidente Mário soares vai manter-se na unidade de cuidados intensivos", escusando-se a avançar aos jornalistas uma data previsível na qual poderá ser transferido para um quarto.

Questionado sobre o diagnóstico que levou o histórico socialista a este internamento, o porta-voz do hospital voltou a responder que este é confidencial e diz respeito apenas à família e a Mário Soares.

Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Costa desafia PSD para pacto depois das autárquicas
    1:14
  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22