sicnot

Perfil

País

Governo vai dar continuidade à abertura de Espaços do Cidadão no País

M\303\201RIO CRUZ

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa disse esta quarta-feira que o Governo vai respeitar e dar sequência aos protocolos para criação de Espaços do Cidadão no país, nos quais se incluem seis no concelho de Santarém.

Maria Manuel Leitão Marques inaugurou esta quarta-feira, em Santarém, a 45.ª Loja do Cidadão do país, cuja gestão é assegurada pelo município, no âmbito de um acordo feito com a Agência para a Modernização Administrativa.

Respondendo ao apelo do presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, para que se concretize a abertura dos seis Espaços do Cidadão previstos em freguesias rurais do concelho, a ministra afirmou que o Governo irá respeitar os protocolos assinados pelo anterior executivo e "dará sequência" a um projeto que permite ajudar os cidadãos que não sabem usar a Internet na relação com diversos serviços.

A Loja do Cidadão que hoje foi inaugurada em Santarém foi lançada pela ministra há sete anos, quando era secretária de Estado, num processo difícil, que passou, nomeadamente, pela falência do empreiteiro responsável pela obra de adaptação do antigo matadouro municipal.

Maria Manuel Marques realçou o resultado de um trabalho conjunto entre a Administração Central e a Administração Local, sendo que esta será a gestora do espaço, permitindo dar um "serviço de maior qualidade ao cidadão".

O espaço tem a funcionar, desde segunda-feira, vários serviços da Câmara de Santarém, das empresas Águas de Santarém, Tagusgás e Galp, do Instituto Politécnico de Santarém, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, assim como da Autoridade Tributária.

O edifício alberga ainda a Repartição de Finanças da cidade, que deixa instalações que não reuniam condições dignas para o seu funcionamento, tendo o presidente da Câmara de Santarém apelado à instalação do Instituto do Registo e do Notariado, também neste espaço.

Ricardo Gonçalves referiu ainda a beleza do projeto arquitetónico que permitiu a recuperação de um edifício que está classificado, desde 2003, como sendo de Interesse Municipal, tendo a ministra elogiado o facto de ter sido aqui integrado um "espaço de cultura".

Projetado pelo arquiteto Domingos Parente da Silva, durante a década de 80 do século XIX, o edifício foi concluído em 1889, integrando o plano de expansão urbana do Cerco de São Lázaro.

Os serviços de atendimento do Urbanismo do município são agora prestados na Loja do Cidadão, que conta ainda com um posto de atendimento dos Serviços de Taxas e Receitas da autarquia.

A Loja dispõe ainda do Espaço Cidadão - posto de atendimento do tipo balcão único que agrega a prestação de vários serviços de diferentes entidades do Estado, nomeadamente, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da ADSE - Direção-Geral de Proteção Social aos Trabalhadores em Funções Públicas ou da Segurança Social - Centro Nacional de Pensões, entre outros.

  • "Às vezes o senhor primeiro-ministro irrita-me um bocadinho"
    2:05

    País

    O Presidente da República disse esta quinta-feira de manhã que António Costa é "irritantemente otimista" por teimar em "ver violeta-rosa onde há roxo". Marcelo Rebelo de Sousa recordou ainda Mário Soares numa aula no Colégio Moderno, em Lisboa.

  • Montenegro nunca será candidato contra Passos
    0:50
  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Exame ao sangue descobre cancro um ano antes do reaparecimento

    Mundo

    Uma equipa de investigadores britânicos descobriu uma maneira de identificar o regresso do cancro, com um ano de antecedência. Através de um exame ao sangue, a equipa conseguiu identificar os primeiros sinais da doença, uma série de células invisíveis ao raio-X e à TAC. A descoberta pode vir a permitir tratar o cancro mais cedo e, como resultado, poderá aumentar as chances de o curar.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.