sicnot

Perfil

País

Atividade gripal mantém-se baixa mas com tendência para crescer

A atividade gripal manteve-se baixa, na semana passada, mas com tendência para crescer, revela o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe, divulgado esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Segundo o relatório, publicado semanalmente, todas as quintas-feiras, a taxa de incidência da gripe foi de 74,9 casos por cem mil habitantes, na semana de 12 a 18 de dezembro.

Na semana precedente, de 05 a 11 de dezembro, a atividade gripal esteve igualmente baixa, com tendência para crescer, tendo-se registado 45,5 casos por cem mil habitantes. Na altura, foi apontado o início provável do período epidémico.

Entre 12 e 18 de dezembro, foram identificados 36 vírus da gripe do subtipo A (H3).

O boletim refere, ainda, que foram reportados, na semana passada, seis casos de gripe, por parte das 20 unidades de cuidados intensivos hospitalares que enviaram informação, sendo que cinco tinham o vírus A (H3). Nenhum doente estava vacinado contra a gripe e cinco eram doentes crónicos.

Desde o início da época gripal, em outubro, foram comunicados 31 casos de gripe admitidos nas unidades de cuidados intensivos.

Na semana do Natal, a temperatura média apresenta valores abaixo do normal, no território a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, destaca o relatório, adiantando que a mortalidade observada, "por todas as causas", tem números de acordo com o esperado.

De acordo com o boletim, houve um aumento da atividade gripal na região europeia.

A época gripal 2016-2017 começou em outubro e termina em meados de maio.

Lusa

  • Camião chocou contra viaduto e deslocou pilar
    2:00
  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Descoberta nova espécie de rã no Equador

    Mundo

    Uma nova espécie de rã juntou-se às 570 já catalogadas na floresta tropical do Equador, numa expedição que visava estudar outra espécie mas acabou por descobrir uma variante desconhecida até agora.

  • Cansado de esperar horas a fio no trânsito? Passe por cima
    1:06

    Pequenas grandes histórias

    Hum Rider é um carro com um botão mágico. Passa por cima dos veículos parados graças a um sistema hidráulico que faz elevar o carro 2,75 metros. Tem quase 4.000 kg e quatro câmaras ajudam a fazer a manobra. Este Jeep Grand Cherokee, não passa, nem vai passar, de um protótipo. É uma transformação da marca Verizon que serviu para promover uma inovação tecnológica que vai ajudar a fazer diagnósticos de problemas em carros.