sicnot

Perfil

País

Governo dará sempre atenção à "palavra prudente e avisada" do Presidente

Lusa

O primeiro-ministro prometeu esta quinta-feira que o seu executivo dará sempre atenção à "palavra prudente e avisada" do Presidente da República, e considerou que Marcelo Rebelo de Sousa manterá sempre "um bom relacionamento institucional" com o Governo.

"Tenho a certeza de que o próximo ano, os próximos anos, o seu mandato será sempre marcado por um bom relacionamento institucional com o Governo", afirmou António Costa, durante a apresentação de cumprimentos de boas festas do executivo ao Presidente da República, na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém.

Acompanhado pelos 17 ministros e por três secretários de Estado do seu executivo, o primeiro-ministro prometeu: "Da parte do Governo, poderá sempre contar, não só com uma atuação leal, mas também com a atenção que é devida à palavra sempre avisada que o Presidente da República dá".

António Costa referiu que é ao Governo que "compete assegurar a governação e a condução da política interna e externa do país", acrescentando: "Mas que o devemos sempre fazer, como temos sabido fazer, creio eu, ouvindo com a devida atenção a palavra prudente e avisada de vossa excelência".

Lusa

  • Marcelo diz que boa relação com Governo é "decorrência natural da Constituição"
    1:12

    País

    O Presidente da República diz que a boa relação que manteve com o Governo ao longo do último ano é uma decorrência natural da Constituição. Marcelo Rebelo de Sousa respondeu assim aos elogios feitos pelo primeiro-ministro. António Costa foi esta quinta-feira desejar Boas Festas a Belém. O primeiro-ministro lembrou que foi um ano positivo para Portugal a muitos níveis e que a maioria parlamentar deu pouco trabalho de fiscalização ao Tribunal Constitucional.

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16