sicnot

Perfil

País

Governo dará sempre atenção à "palavra prudente e avisada" do Presidente

Lusa

O primeiro-ministro prometeu esta quinta-feira que o seu executivo dará sempre atenção à "palavra prudente e avisada" do Presidente da República, e considerou que Marcelo Rebelo de Sousa manterá sempre "um bom relacionamento institucional" com o Governo.

"Tenho a certeza de que o próximo ano, os próximos anos, o seu mandato será sempre marcado por um bom relacionamento institucional com o Governo", afirmou António Costa, durante a apresentação de cumprimentos de boas festas do executivo ao Presidente da República, na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém.

Acompanhado pelos 17 ministros e por três secretários de Estado do seu executivo, o primeiro-ministro prometeu: "Da parte do Governo, poderá sempre contar, não só com uma atuação leal, mas também com a atenção que é devida à palavra sempre avisada que o Presidente da República dá".

António Costa referiu que é ao Governo que "compete assegurar a governação e a condução da política interna e externa do país", acrescentando: "Mas que o devemos sempre fazer, como temos sabido fazer, creio eu, ouvindo com a devida atenção a palavra prudente e avisada de vossa excelência".

Lusa

  • Marcelo diz que boa relação com Governo é "decorrência natural da Constituição"
    1:12

    País

    O Presidente da República diz que a boa relação que manteve com o Governo ao longo do último ano é uma decorrência natural da Constituição. Marcelo Rebelo de Sousa respondeu assim aos elogios feitos pelo primeiro-ministro. António Costa foi esta quinta-feira desejar Boas Festas a Belém. O primeiro-ministro lembrou que foi um ano positivo para Portugal a muitos níveis e que a maioria parlamentar deu pouco trabalho de fiscalização ao Tribunal Constitucional.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.