sicnot

Perfil

País

Trabalhadores de bares dos comboios prolongam greve para sexta-feira

© Rafael Marchante / Reuters

Os trabalhadores da Servirail que exercem atividade nos bares dos comboios da CP decidiram hoje em plenário manter na sexta-feira uma greve para exigir aumentos salariais, que foi marcada por tempo indeterminado, disse à agência Lusa fonte sindical.

De acordo com Francisco Figueiredo, do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte (STIHTRSN), esta quinta-feira apenas uma funcionária com contrato de substituição compareceu ao trabalho num intercidades que partiu de Guimarães.

Os trabalhadores decidiram convocar a greve por tempo indeterminado e realizar todos os dias um plenário para decidir se prolongam ou não a greve no dia seguinte.

Num plenário realizado esta quinta-feira junto à estação de Campanhã, no Porto, os trabalhadores decidiram manter a greve na sexta-feira, dia em que decidirão se vão prolongar a greve no Natal, realçou Francisco Figueiredo.

A greve pretende conseguir aumentos salariais e a negociação do Acordo de Empresa.

"A proposta que a empresa apresentou foi de 01% e os trabalhadores rejeitaram a proposta. Na última reunião, a empresa recusou alterar a sua proposta, propôs ao sindicato que suspendesse a greve e que apresentariam uma proposta em janeiro, mas evidentemente o sindicato não aceitou isso", explicou Francisco Figueiredo.

O STIHTRSN pretende um aumento de 03%, com um mínimo de 30 euros de valorização salarial, e a negociação do acordo de empresa.

Lusa

  • Merkel visita Portugal no final de maio

    País

    A chanceler alemã, Angela Merkel, efetua uma visita oficial a Portugal nos dias 30 e 31 deste mês a convite do primeiro-ministro, António Costa. Com passagem por Braga, Porto e Lisboa.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.