sicnot

Perfil

País

Centro Hospitalar do Algarve sem urgência de Ortopedia até segunda-feira

(Arquivo)

SIC

O Centro Hospitalar do Algarve (CHA) não vai ter urgência de Ortopedia entre este sábado e segunda-feira, serviço que vai ser assegurado por um grupo hospitalar privado da região, advertiu o deputado do PSD Cristóvão Norte.

De acordo com um despacho, datado de sexta-feira e assinado pelo diretor do Departamento de Emergência, Urgência e Cuidados Intensivos do CHA, a urgência de Ortopedia será assegurada entre hoje e segunda-feira pelo Hospital Particular do Algarve e os casos mais graves serão encaminhados para o Hospital de Santa Maria, lê-se no documento, divulgado pelo parlamentar.

De acordo com o a administração do CHA, a situação de carência resulta da "falta de profissionais e da insuficiente oferta de prestadores de serviços nesta altura do ano", pois para haver escalas de urgências equilibradas são necessários seis profissionais durante 24 horas por dia.

"Por isso, grande parte do trabalho de urgência tem que ser assegurado com recurso ao trabalho extraordinário dos profissionais que se voluntariam, mas como é óbvio também têm limites físicos", referiu o presidente do Conselho de Administração do CHA, Joaquim Ramalho, em resposta escrita enviada à agência Lusa.

Para Cristóvão Norte, estes episódios "têm sido cada vez mais recorrentes", razão pela qual o parlamentar vai dirigir um requerimento ao ministro da Saúde sobre o problema, ainda que não seja possível resolvê-lo em tempo útil.

Ao todo, o CHA dispõe de 16 especialistas de Ortopedia, número que Joaquim Ramalho reconheceu ser "claramente inferior ao necessário" e que levou a administração a tomar a opção que considerou ser a que "garante cuidados adequados e maior proximidade sem enviar ninguém para fora da região".

Lembrando que é habitual, nesta altura do ano, que não haja oferta de mercado "que permita reforçar as equipas através de contratação temporária de mais recursos", o presidente do Conselho de Administração do CHA garantiu, contudo, que, "para o resto do ano a situação está regularizada".

Em caso de urgência, mesmo que esteja relacionada com Ortopedia, os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) não devem ir diretamente para qualquer unidade de saúde privada, devendo antes dirigir-se a um serviço de urgência do CHA, que depois fará o encaminhamento, em caso de necessidade, concluiu.

Lusa

  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Projeto Abem dá medicamentos grátis a 2.500 pessoas
    12:53
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Nove suspeitos do ataque de Manchester têm entre 18 e 38 anos
    1:02
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.

  • Roteiro de sugestões para o fim de semana
    13:00
    Se7e

    Se7e

    6ª feira no Jornal da Noite

    Todas as sextas-feiras há uma rubrica de lifestyle no Jornal da Noite. Se7e mostra o melhor do país, numa parceria SIC/Visão. Um roteiro de sugestões para o fim de semana, com os novos restaurantes e hotéis, as lojas da moda, os bares e as esplanadas.