sicnot

Perfil

País

Registo de doentes oncológicos vai mesmo avançar

© Eric Gaillard / Reuters

O Governo vai enviar a Proposta de Lei para o Parlamento para que seja traçado o "retrato" do cancro em Portugal. O parecer da Comissão de Proteção de Dados alertava para o risco elevado de discriminação e de exposição da privacidade dos doentes.

O Executivo quer criar uma lista que não inclua o nome nem o mês de nascimento dos doentes. Um registo que - segundo o jornal Público - vai estar sediado no Instituto Português de Oncologia de Lisboa e não poderá ser consultado por qualquer pessoa.

Uma proposta semelhante à que já vigora em vários países e que segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.