sicnot

Perfil

País

Registo de doentes oncológicos vai mesmo avançar

© Eric Gaillard / Reuters

O Governo vai enviar a Proposta de Lei para o Parlamento para que seja traçado o "retrato" do cancro em Portugal. O parecer da Comissão de Proteção de Dados alertava para o risco elevado de discriminação e de exposição da privacidade dos doentes.

O Executivo quer criar uma lista que não inclua o nome nem o mês de nascimento dos doentes. Um registo que - segundo o jornal Público - vai estar sediado no Instituto Português de Oncologia de Lisboa e não poderá ser consultado por qualquer pessoa.

Uma proposta semelhante à que já vigora em vários países e que segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes