sicnot

Perfil

País

Registo de doentes oncológicos vai mesmo avançar

© Eric Gaillard / Reuters

O Governo vai enviar a Proposta de Lei para o Parlamento para que seja traçado o "retrato" do cancro em Portugal. O parecer da Comissão de Proteção de Dados alertava para o risco elevado de discriminação e de exposição da privacidade dos doentes.

O Executivo quer criar uma lista que não inclua o nome nem o mês de nascimento dos doentes. Um registo que - segundo o jornal Público - vai estar sediado no Instituto Português de Oncologia de Lisboa e não poderá ser consultado por qualquer pessoa.

Uma proposta semelhante à que já vigora em vários países e que segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

  • Marcelo regressa à televisão ao domingo
    0:36

    Programas

    Um ano depois de ser eleito, entre o sucesso popular e o compromisso político, eis a primeira entrevista do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa regressa à televisão ao domingo, para uma entrevista exclusiva no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Passos Coelho apela à reforma do IRC
    0:38

    Economia

    Passos Coelho critica o que diz ser um aumento do salário minimo nacional feito de forma irresponsável e sugere ao Governo que retome a reforma do IRC. No discurso de encerramento do congresso do PSD-Açores, o líder social democrata reafirmou que o Governo não pode contar com o PSD quando há divergências na "geringonça".

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37