sicnot

Perfil

País

UTAD estuda processo que melhora qualidade de vida de celíacos

UTAD estuda processo que melhora qualidade de vida de celíacos

Uma investigação da Universidade de Trás-os-Montes está a tentar melhorar a qualidade de vida dos doentes celíacos ao estudar uma forma de reduzir os níveis de glúten do trigo. Este estudo consiste num processo que utiliza um açúcar natural para remover a proteína.

  • Cientistas australianos anunciam primeira cerveja de cevada sem glúten

    Mundo

    Cientistas australianos anunciaram hoje ter criado cerveja de cevada sem glúten, a primeira do tipo em todo o mundo. A cevada produzida pela Organização para a Investigação Industrial e Científica da Commonwealth da Austrália (CSIRO) foi especificamente criada para conter níveis "ultrabaixos" de hordeínas, o tipo de glúten que se encontra na cevada, uma das matérias-primas da cerveja.

  • Dieta sem glúten perigosa para crianças

    Mundo

    Uma dieta sem glúten mesmo para crianças que não são celíacas ou que não têm alergia ao trigo pode trazer mais riscos que benefícios, alertam especialistas. Muitos alimentos vendidos sem glúten têm muitas vezes mais gordura e açúcar, o que contribui para a obesidade, outros não têm reforço de vitaminas e minerais, conduzindo a deficiências nutricionais.

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07