sicnot

Perfil

País

Portugal em 6º lugar na UE em número de organizações no sistema de ecogestão

© Rafael Marchante / Reuters

Portugal ocupa o 6º lugar no Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria, com 58 organizações registadas, tem 1.107 certificadas com a norma ambiental ISO 14001 e 13 empresas com rótulo ecológico europeu.

O Relatório do Estado do Ambiente (REA) 2016, com dados referentes a 2015, divulgado esta quarta-feira no site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), contabiliza a adesão aos sistemas de gestão ambiental, ao Rótulo Ecológico da União Europeia (REUE), assim como o cumprimento da norma ISO 14001 ou o registo no Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS).

"A perda de atratividade do EMAS é comum a todos os Estados Membros, (mas) Portugal, no entanto, tem cogestão ambnseguido manter uma posição de topo entre os seus pares ocupando, em 2015, o 6.º lugar em número de organizações registadas", refere o documento.

Com mais registos neste sistema está a Alemanha, com 1.200, seguida da Itália, Espanha, Áustria e Bélgica.

"Após o período de crescimento continuado entre 2000 e 2009, o número de organizações registadas no EMAS, em Portugal, tem vindo a decrescer", explica o REA, acrescentando que 2015 marca a inversão dessa tendência, com a atribuição de um registo a uma organização, não se tendo verificado qualquer cancelamento, para totalizar 58 entidades.

No final de outubro de 2016, existiam 55 organizações registadas no EMAS em Portugal, depois de, desde janeiro, ter um registo e quatro cancelamentos. No total da Europa, eram 3.955 as entidades neste sistema.

Quanto à norma ISO 14001, o REA refere que, na última década, o número de organizações certificadas em Portugal quase triplicou ao aumentar de 404 em 2004 para 1.091 em 2014.

No final de 2015, existiam 1.107 organizações certificadas de acordo com a ISO 14001, o que reflete um crescimento de cerca de 1%, mas em abril deste ano eram menos duas (1.105).

No âmbito do Rótulo Ecológico da União Europeia (REUE), em 31 agosto, existiam 13 empresas com um ou mais dos seus produtos ou serviços com certificação, um número igual àquele registado em 2015.

"O REUE foi maioritariamente atribuído a serviços de alojamento turístico, de cinco empresas, e a produtos de limpeza lava-tudo e produtos de limpeza para instalações sanitárias, de cinco empresas", especifica o REA.

O Relatório do Estado do Ambiente 2016, com dados referentes a 2015, divide-se nas áreas de Economia e Ambiente, Energia e Clima, Transportes, Ar, Água, Solo e Biodiversidade, Resíduos e Riscos Ambientais.

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.