sicnot

Perfil

País

Portugal em 6º lugar na UE em número de organizações no sistema de ecogestão

© Rafael Marchante / Reuters

Portugal ocupa o 6º lugar no Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria, com 58 organizações registadas, tem 1.107 certificadas com a norma ambiental ISO 14001 e 13 empresas com rótulo ecológico europeu.

O Relatório do Estado do Ambiente (REA) 2016, com dados referentes a 2015, divulgado esta quarta-feira no site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), contabiliza a adesão aos sistemas de gestão ambiental, ao Rótulo Ecológico da União Europeia (REUE), assim como o cumprimento da norma ISO 14001 ou o registo no Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS).

"A perda de atratividade do EMAS é comum a todos os Estados Membros, (mas) Portugal, no entanto, tem cogestão ambnseguido manter uma posição de topo entre os seus pares ocupando, em 2015, o 6.º lugar em número de organizações registadas", refere o documento.

Com mais registos neste sistema está a Alemanha, com 1.200, seguida da Itália, Espanha, Áustria e Bélgica.

"Após o período de crescimento continuado entre 2000 e 2009, o número de organizações registadas no EMAS, em Portugal, tem vindo a decrescer", explica o REA, acrescentando que 2015 marca a inversão dessa tendência, com a atribuição de um registo a uma organização, não se tendo verificado qualquer cancelamento, para totalizar 58 entidades.

No final de outubro de 2016, existiam 55 organizações registadas no EMAS em Portugal, depois de, desde janeiro, ter um registo e quatro cancelamentos. No total da Europa, eram 3.955 as entidades neste sistema.

Quanto à norma ISO 14001, o REA refere que, na última década, o número de organizações certificadas em Portugal quase triplicou ao aumentar de 404 em 2004 para 1.091 em 2014.

No final de 2015, existiam 1.107 organizações certificadas de acordo com a ISO 14001, o que reflete um crescimento de cerca de 1%, mas em abril deste ano eram menos duas (1.105).

No âmbito do Rótulo Ecológico da União Europeia (REUE), em 31 agosto, existiam 13 empresas com um ou mais dos seus produtos ou serviços com certificação, um número igual àquele registado em 2015.

"O REUE foi maioritariamente atribuído a serviços de alojamento turístico, de cinco empresas, e a produtos de limpeza lava-tudo e produtos de limpeza para instalações sanitárias, de cinco empresas", especifica o REA.

O Relatório do Estado do Ambiente 2016, com dados referentes a 2015, divide-se nas áreas de Economia e Ambiente, Energia e Clima, Transportes, Ar, Água, Solo e Biodiversidade, Resíduos e Riscos Ambientais.

Lusa

  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23

    Mundo

    Cerca de 1.4 milhões de crianças estão em risco iminente de morrer à fome. Deste modo, a UNICEF faz um apelo urgente de cerca de 230 milhões de euros para levar nos próximos meses comida, água e serviços médicos a estas crianças. As imagens desta reportagem podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35
  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32
  • Homem que esfaqueou mulher em Esmoriz é acusado de homicídio qualificado
    1:24

    País

    O homem que no sábado esfaqueou a mulher em Esmoriz está acusado de homicídio qualificado. O arguido de 50 anos foi ouvido esta segunda-feira pelo juiz de instrução e ficou em prisão preventiva, uma medida fundamentada pelo perigo de fuga e de alarme. O homem remeteu-se ao silêncio durante o interrogatório, no Tribunal de Aveiro.

  • Homem condenado a oito anos e meio por abuso sexual da mãe
    1:10

    País

    O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem de 53 anos a oito anos e meio de prisão por abuso sexual da mãe e ainda por crimes de roubo e coação. A mãe, de 70 anos, sofria de problemas nervosos e consumia bebidas alcoólicas com frequência, tendo sido vítima de abuso sexual por parte do filho enquanto dormia. Os crimes cometidos remetem para o início de 2016, depois do homem já ter cumprido outras penas de prisão em Espanha.

  • Jovem de 21 anos morre colhida por comboio na linha da Beira Baixa
    0:43

    País

    Uma jovem de 21 anos morreu esta segunda-feira ao ser atropelada pelo comboio Intercidades à saída da estação de Castelo Branco, na linha da Beira Baixa. A vítima foi colhida pelo comboio que seguia no sentido Lisboa-Covilhã ao atravessar a linha de caminho de ferro. Este é um local onde não existe passagem de nível, mas habitualmente muitas pessoas arriscam fazer a travessia da linha.

  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.