sicnot

Perfil

País

Portugal em 6º lugar na UE em número de organizações no sistema de ecogestão

© Rafael Marchante / Reuters

Portugal ocupa o 6º lugar no Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria, com 58 organizações registadas, tem 1.107 certificadas com a norma ambiental ISO 14001 e 13 empresas com rótulo ecológico europeu.

O Relatório do Estado do Ambiente (REA) 2016, com dados referentes a 2015, divulgado esta quarta-feira no site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), contabiliza a adesão aos sistemas de gestão ambiental, ao Rótulo Ecológico da União Europeia (REUE), assim como o cumprimento da norma ISO 14001 ou o registo no Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS).

"A perda de atratividade do EMAS é comum a todos os Estados Membros, (mas) Portugal, no entanto, tem cogestão ambnseguido manter uma posição de topo entre os seus pares ocupando, em 2015, o 6.º lugar em número de organizações registadas", refere o documento.

Com mais registos neste sistema está a Alemanha, com 1.200, seguida da Itália, Espanha, Áustria e Bélgica.

"Após o período de crescimento continuado entre 2000 e 2009, o número de organizações registadas no EMAS, em Portugal, tem vindo a decrescer", explica o REA, acrescentando que 2015 marca a inversão dessa tendência, com a atribuição de um registo a uma organização, não se tendo verificado qualquer cancelamento, para totalizar 58 entidades.

No final de outubro de 2016, existiam 55 organizações registadas no EMAS em Portugal, depois de, desde janeiro, ter um registo e quatro cancelamentos. No total da Europa, eram 3.955 as entidades neste sistema.

Quanto à norma ISO 14001, o REA refere que, na última década, o número de organizações certificadas em Portugal quase triplicou ao aumentar de 404 em 2004 para 1.091 em 2014.

No final de 2015, existiam 1.107 organizações certificadas de acordo com a ISO 14001, o que reflete um crescimento de cerca de 1%, mas em abril deste ano eram menos duas (1.105).

No âmbito do Rótulo Ecológico da União Europeia (REUE), em 31 agosto, existiam 13 empresas com um ou mais dos seus produtos ou serviços com certificação, um número igual àquele registado em 2015.

"O REUE foi maioritariamente atribuído a serviços de alojamento turístico, de cinco empresas, e a produtos de limpeza lava-tudo e produtos de limpeza para instalações sanitárias, de cinco empresas", especifica o REA.

O Relatório do Estado do Ambiente 2016, com dados referentes a 2015, divide-se nas áreas de Economia e Ambiente, Energia e Clima, Transportes, Ar, Água, Solo e Biodiversidade, Resíduos e Riscos Ambientais.

Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.