sicnot

Perfil

País

Zorrinho questiona Bruxelas sobre armazém nuclear em Almaraz

O eurodeputado Carlos Zorrinho questionou esta sexta-feira a Comissão Europeia (CE) sobre a decisão do Governo espanhol de autorizar a construção de um armazém de resíduos nucleares na central de Almaraz.

No documento a que a agência Lusa teve acesso, o eurodeputado português quer saber como é que a CE, "avalia a decisão do governo espanhol de autorizar um investimento estratégico numa central nuclear de risco (Almaraz), alguns meses antes do prazo limite para a transposição da nova diretiva EURATOM".

Carlos Zorrinho explica que ao longo dos últimos meses, tem questionado a CE sobre "a supervisão e as garantias de segurança" associadas ao funcionamento da central nuclear de Almaraz, tendo em conta o conhecimento de "incidentes" no seu funcionamento e a intenção dos acionistas de fazerem novos investimentos, designadamente a construção de um novo armazém de resíduos.

"Tendo em conta a ausência de estudos de impacto ambiental do novo investimento (armazém de resíduos nucleares), considera a Comissão Europeia que o mesmo cumpre a legislação em vigor", questiona o eurodeputado do PS.

Por último, e considerando o impacto que a central de Almaraz tem no território de outro Estado Membro (Portugal), Carlos Zorrinho pergunta à CE se considera "adequado o procedimento de não consulta prévia adotado pelo Governo espanhol".

O Governo espanhol deu luz verde à construção do armazém para resíduos nucleares na central de Almaraz, localizada a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa, através de uma resolução da Direção-Geral de Política Energética e Minas do Ministério da Energia.

Lusa

  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57
  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31
  • 245 saltam de ponte de 30m no Brasil para Recorde do Guiness
    1:56
  • Antigos presidentes dos EUA angariam 26 milhões para vítimas dos furacões
    0:58

    Mundo

    Os cinco antigos presidentes dos Estados Unidos da América ainda vivos juntaram-se para ajudar as vítimas dos furacões. Bill Clinton e Barack Obama lembraram as vítimas dos furacões e elogiaram o espírito solidário dos norte-americanos. Os antigos presidentes norte-americanos lançaram o apelo no início do mês passado e já conseguiram angariar cerca de 26 milhões de euros.