sicnot

Perfil

País

Zorrinho questiona Bruxelas sobre armazém nuclear em Almaraz

O eurodeputado Carlos Zorrinho questionou esta sexta-feira a Comissão Europeia (CE) sobre a decisão do Governo espanhol de autorizar a construção de um armazém de resíduos nucleares na central de Almaraz.

No documento a que a agência Lusa teve acesso, o eurodeputado português quer saber como é que a CE, "avalia a decisão do governo espanhol de autorizar um investimento estratégico numa central nuclear de risco (Almaraz), alguns meses antes do prazo limite para a transposição da nova diretiva EURATOM".

Carlos Zorrinho explica que ao longo dos últimos meses, tem questionado a CE sobre "a supervisão e as garantias de segurança" associadas ao funcionamento da central nuclear de Almaraz, tendo em conta o conhecimento de "incidentes" no seu funcionamento e a intenção dos acionistas de fazerem novos investimentos, designadamente a construção de um novo armazém de resíduos.

"Tendo em conta a ausência de estudos de impacto ambiental do novo investimento (armazém de resíduos nucleares), considera a Comissão Europeia que o mesmo cumpre a legislação em vigor", questiona o eurodeputado do PS.

Por último, e considerando o impacto que a central de Almaraz tem no território de outro Estado Membro (Portugal), Carlos Zorrinho pergunta à CE se considera "adequado o procedimento de não consulta prévia adotado pelo Governo espanhol".

O Governo espanhol deu luz verde à construção do armazém para resíduos nucleares na central de Almaraz, localizada a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa, através de uma resolução da Direção-Geral de Política Energética e Minas do Ministério da Energia.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.