sicnot

Perfil

País

Zorrinho questiona Bruxelas sobre armazém nuclear em Almaraz

O eurodeputado Carlos Zorrinho questionou esta sexta-feira a Comissão Europeia (CE) sobre a decisão do Governo espanhol de autorizar a construção de um armazém de resíduos nucleares na central de Almaraz.

No documento a que a agência Lusa teve acesso, o eurodeputado português quer saber como é que a CE, "avalia a decisão do governo espanhol de autorizar um investimento estratégico numa central nuclear de risco (Almaraz), alguns meses antes do prazo limite para a transposição da nova diretiva EURATOM".

Carlos Zorrinho explica que ao longo dos últimos meses, tem questionado a CE sobre "a supervisão e as garantias de segurança" associadas ao funcionamento da central nuclear de Almaraz, tendo em conta o conhecimento de "incidentes" no seu funcionamento e a intenção dos acionistas de fazerem novos investimentos, designadamente a construção de um novo armazém de resíduos.

"Tendo em conta a ausência de estudos de impacto ambiental do novo investimento (armazém de resíduos nucleares), considera a Comissão Europeia que o mesmo cumpre a legislação em vigor", questiona o eurodeputado do PS.

Por último, e considerando o impacto que a central de Almaraz tem no território de outro Estado Membro (Portugal), Carlos Zorrinho pergunta à CE se considera "adequado o procedimento de não consulta prévia adotado pelo Governo espanhol".

O Governo espanhol deu luz verde à construção do armazém para resíduos nucleares na central de Almaraz, localizada a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa, através de uma resolução da Direção-Geral de Política Energética e Minas do Ministério da Energia.

Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Costa desafia PSD para pacto depois das autárquicas
    1:14
  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22