sicnot

Perfil

País

GNR aprende cerca de 20 toneladas de azeitona roubadas em Ferreira do Alentejo

O Comando Territorial de Beja da GNR anunciou este sábado ter apreendido cerca de 20 toneladas de azeitona furtadas, no valor de 11 mil euros, num monte no concelho de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja.

Contactada pela agência Lusa, fonte do Comando de Beja da GNR explicou que a operação foi realizada, na sexta-feira e na madrugada de hoje, por militares do Núcleo de Investigação Criminal de Aljustrel, após o furto de azeitona ter sido denunciado pelos proprietários do Monte do Corveiro, em Ferreira do Alentejo.

Segundo a mesma fonte, "os proprietários tinham por hábito deixar a azeitona apanhada já carregada em tratores", ao fim de cada dia, mas, na noite de quinta para sexta-feira, "alguém foi lá e utilizou os três tratores que se encontravam carregados para levar a carga".

"Só que um dos veículos ficou atolado no monte, numa zona de lamaçal" e os outros dois tratores, com os semirreboques carregados de azeitona, "foram levados para uma outra herdade, a cerca de 10 quilómetros de distância".

Nessa outra herdade, continuou, os suspeitos "descarregaram a azeitona e voltaram ao monte para tirar o trator que tinha ficado atolado", mas, "se calhar, alertados pela presença da GNR", depois de avisada pelos proprietários do Monte do Corveiro, "abandonaram o local e deixaram um trator carregado e as azeitonas que tinham descarregado dos outros dois".

"Ainda estivemos em vigilância durante a noite de sexta-feira e esta madrugada, mas, como os suspeitos não regressaram, optámos hoje por efetuar a apreensão e entregar a azeitona ao respetivo proprietário", disse.

A GNR tem em curso investigações para apurar a identidade e dos autores do furto.

Lusa

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07