sicnot

Perfil

País

GNR aprende cerca de 20 toneladas de azeitona roubadas em Ferreira do Alentejo

O Comando Territorial de Beja da GNR anunciou este sábado ter apreendido cerca de 20 toneladas de azeitona furtadas, no valor de 11 mil euros, num monte no concelho de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja.

Contactada pela agência Lusa, fonte do Comando de Beja da GNR explicou que a operação foi realizada, na sexta-feira e na madrugada de hoje, por militares do Núcleo de Investigação Criminal de Aljustrel, após o furto de azeitona ter sido denunciado pelos proprietários do Monte do Corveiro, em Ferreira do Alentejo.

Segundo a mesma fonte, "os proprietários tinham por hábito deixar a azeitona apanhada já carregada em tratores", ao fim de cada dia, mas, na noite de quinta para sexta-feira, "alguém foi lá e utilizou os três tratores que se encontravam carregados para levar a carga".

"Só que um dos veículos ficou atolado no monte, numa zona de lamaçal" e os outros dois tratores, com os semirreboques carregados de azeitona, "foram levados para uma outra herdade, a cerca de 10 quilómetros de distância".

Nessa outra herdade, continuou, os suspeitos "descarregaram a azeitona e voltaram ao monte para tirar o trator que tinha ficado atolado", mas, "se calhar, alertados pela presença da GNR", depois de avisada pelos proprietários do Monte do Corveiro, "abandonaram o local e deixaram um trator carregado e as azeitonas que tinham descarregado dos outros dois".

"Ainda estivemos em vigilância durante a noite de sexta-feira e esta madrugada, mas, como os suspeitos não regressaram, optámos hoje por efetuar a apreensão e entregar a azeitona ao respetivo proprietário", disse.

A GNR tem em curso investigações para apurar a identidade e dos autores do furto.

Lusa

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • Sociedade de Pneumologia recomenda cuidados com calor e incêndios

    País

    A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou esta quarta-feira para os riscos respiratórios decorrentes dos incêndios e temperaturas elevadas, sobretudo para quem sofre de doenças crónicas, propondo medidas preventivas e recordando o aumento de mortalidade associado ao calor.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14
  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

    Mundo

    Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.