sicnot

Perfil

País

Juncker intervém no seminário diplomático em Lisboa

© Vincent Kessler / Reuters

O presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker participa esta quinta-feira no seminário diplomático, em Lisboa, uma iniciativa anual do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que reúne diplomatas portugueses com governantes e representantes do meio académico, empresarial e sociedade civil.

O orador convidado da edição deste ano, que decorre na quarta e quinta-feira no Museu do Oriente, é o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, que abrirá o encontro, a par do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O primeiro dia de trabalhos prossegue depois, já à porta fechada, com uma sessão de trabalho sobre "O papel de Portugal no mundo", em que intervêm Santos Silva e os secretários de Estado do MNE: Assuntos Europeus, Margarida Marques; Negócios Estrangeiros e Cooperação, Teresa Ribeiro; Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e Internacionalização, Jorge Oliveira.

Durante a tarde, os embaixadores portugueses participam num painel dedicado à "Tecnologia e Inovação", com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e a diretora-geral da Web Summit, Sarah Mortell.

No mesmo dia será entregue, pela quarta vez, o prémio "Francisco de Melo e Torres - Diplomata do Ano".

Ainda na quarta-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe os embaixadores e cônsules.

Na quinta-feira, Juncker falará numa sessão especial, pelas 15:00.

Antes, os diplomatas reúnem-se no âmbito dos grupos regionais para analisar a "Ação Externa Integrada".

"Cooperação nos dias de hoje - desafios e tendências" é o painel que ocupará o resto da manhã de quinta-feira, com a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e o diretor do departamento de Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE, Jorge Moreira da Silva, durante o qual serão apresentados os planos de ação do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e da SOFID (Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento).

No mesmo dia, Augusto Santos Silva e o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, apresentam a política de ação cultural externa.

O seminário diplomático é encerrado pelo presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho - que está a terminar o seu mandato - e pela secretária-geral do MNE, Ana Martinho.

Ao final do dia, os diplomatas apresentam cumprimentos ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC