sicnot

Perfil

País

Lei que proíbe a cópia do cartão do cidadão está para ser aprovada desde junho

Lei que proíbe a cópia do cartão do cidadão está para ser aprovada desde junho

As instituições públicas e privadas que exigem cópias do Cartão de Cidadão estão a agir de forma ilegal. A lei que proíbe a reprodução do documento de identificação existe, mas continua por aprovar desde Junho do ano passado. A Comissão Nacional de Proteção de Dados diz que cópias potenciam usurpação e falsificação de identidades.

  • Fotocopiar o cartão de cidadão pode ser perigoso?
    6:45

    Contas Poupança

    Durante décadas, tirar uma fotocópia do bilhete de identidade ou do cartão do cidadão era considerado absolutamente normal pelas empresas e até para o Estado. Mas a lei mudou. Agora é proibido fazer cópias do documento de identificação, com multas que podem chegar aos 750 euros. O Contas Poupança explica-lhe porque é perigoso deixar tirar cópias do seu cartão e como se pode defender.

  • Seca contribui para a redução de nutrientes no mar e está a afetar a pesca
    2:11
  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à Lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44