sicnot

Perfil

País

Parlamento recomenda ao Governo que reative Linha Saúde 24 Sénior

© Clodagh Kilcoyne / Reuters

A Assembleia da República recomendou hoje ao Governo que reative a Linha Saúde 24 Sénior, para garantir que todos os idosos tenham acesso a este serviço "nesta época" da vida.

A Linha Saúde 24 Sénior foi criada em 25 de abril de 2014, com o objetivo de ser um serviço dedicado especificamente a idosos com 70 ou mais anos.

Este serviço de atendimento acompanhou mais de 20 mil idosos, até ser suspenso em dezembro de 2015.

Na altura a Direção-Geral da Saúde alegou necessidade de mobilizar recursos para fazer face ao aumento da procura da linha devido à gripe, mas também questões orçamentais, prometendo a criação de um novo serviço de atendimento para 200 mil idosos, no próximo contrato com a empresa privada que explora a Linha.

Numa resolução hoje publicada em Diário da República, a Assembleia da República recomenda ao Governo a sua reativação, "de modo a garantir que, nesta época, todos os idosos a terão ao seu dispor".

A proposta do parlamento foi impulsionada por um projeto de resolução do CDS-PP, aprovado no passado dia 07 de dezembro na Assembleia da República, com a abstenção do PS e os votos favoráveis das restantes bancadas.

No diploma, os centristas lembram que este serviço se propunha a fazer uma "avaliação biopsicossocial" dos idosos, olhando não só para a sua situação clínica, mas também para a autonomia física, a forma como se alimentavam, e do seu estado social e cognitivo, entre outras dimensões.

Pretendia igualmente detetar e prevenir os problemas relacionados com o isolamento dos mais velhos, ajudá-los a marcar consultas ou a renovar a medicação, por exemplo.

"A referida linha de apoio consistia assim num meio importante para garantir a prestação de cuidados e serviços aos idosos, nomeadamente os que se encontram isolados", defende o projeto de resolução.

Noutra resolução, também publicada hoje em Diário da República, a Assembleia da República recomenda ao Governo que reforce "a formação dos profissionais de saúde na área da Geriatria, a nível pré e pós-graduado, nomeadamente no que diz respeito à especialização médica".

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52