sicnot

Perfil

País

PSP deteve 938 pessoas durante operação de Natal e Ano Novo

A PSP deteve 938 pessoas e apreendeu mais de 40 mil doses de droga e 76 armas, durante os 19 dias da "Operação Polícia Sempre Presente - Festas Seguras 2016", anunciou esta terça-feira aquela força de segurança.

Num comunicado de balanço final da operação, que decorreu de 15 de dezembro a 02 de janeiro, a Polícia de Segurança Pública destaca as 327 detenções por excesso de álcool (menos 58 que no ano anterior), 130 por falta de habilitação legal para conduzir (menos duas), 116 por tráfico de droga (mais 66) e 42 por furto (menos nove).

Nos 19 dias da operação, realizada durante o período de Natal e Ano Novo, esta força de segurança apreendeu 40.400 doses de droga, nomeadamente 22.207 doses de cocaína, 7.909 de heroína e 6.756 de haxixe.

A PSP apreendeu também 76 armas, 25 das quais eram armas de fogo, mais 18 do que na mesma operação do ano passado.

Em relação ao trânsito, a PSP registou 3.036 acidentes, dos quais resultaram duas vítimas mortais, 42 feridos graves e 849 feridos ligeiros.

Em comparação com período homólogo do ano passado, a PSP verificou um decréscimo do número de acidentes (menos 53) e vítimas mortais (menos quatro), tendo-se registado um aumento do número de feridos ligeiros (mais 22) e graves (mais cinco).

Esta força de segurança multou também 9.871 condutores, dos quais 598 por uso do telemóvel durante a condução (mais 25,3% que no ano anterior), 576 por falta de inspeção (mais 46%) e 229 por falta de cinto de segurança (mais 35,8%).

Durante a operação, a PSP controlou ainda por radar 95.567 viaturas, registando 1.810 infrações por excesso de velocidade (mais 28%).

A PSP desenvolveu, de 15 de dezembro a 02 de janeiro, a "Operação Polícia Sempre Presente - Festas Seguras 2016" com o objetivo de diminuir os índices de sinistralidade rodoviária e de prevenir e fiscalizar comportamentos ilícitos durante o Natal e a Passagem de Ano.

Lusa

  • PSP e GNR reforçam patrulhamento nas estradas durante o Ano Novo
    2:24

    País

    A Operação Ano Novo decorre até segunda-feira com as autoridades a reforçarem o patrulhamento nas estradas de norte a sul do país. PSP e GNR estarão atentas à condução sob o efeito de álcool e drogas. A PSP publicou ainda um vídeo nas redes sociais que está a tornar-se viral.

  • Segunda fase da operação "Festas Seguras" da PSP arrancou
    1:03

    País

    Começou esta sexta-feira a segunda fase da operação "Festas Seguras" da PSP. Até 2 de Janeiro, a polícia vai estar com um dispositivo operacional reforçado nas principais cidades do país. Na primeira fase, que terminou a 26 de dezembro, foram apreendidas 33 armas e detidas 450 pessoas, não se registando vítimas mortais em acidente de viação mas registaram-se 157 feridos.

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Ronaldo dispensado da seleção para ir conhecer os filhos

    Taça das Confederações

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou em comunicado que Cristiano Ronaldo foi dispensado da Taça das Confederações "para que possa conhecer os seus filhos". Numa mensagem no Facebook, o jogador mostrou-se sensibilizado com a decisão da Federação, acrescentando ainda que está "muito feliz por poder, finalmente, estar com os (...) filhos pela primeira vez".

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25