sicnot

Perfil

País

PSP deteve 938 pessoas durante operação de Natal e Ano Novo

A PSP deteve 938 pessoas e apreendeu mais de 40 mil doses de droga e 76 armas, durante os 19 dias da "Operação Polícia Sempre Presente - Festas Seguras 2016", anunciou esta terça-feira aquela força de segurança.

Num comunicado de balanço final da operação, que decorreu de 15 de dezembro a 02 de janeiro, a Polícia de Segurança Pública destaca as 327 detenções por excesso de álcool (menos 58 que no ano anterior), 130 por falta de habilitação legal para conduzir (menos duas), 116 por tráfico de droga (mais 66) e 42 por furto (menos nove).

Nos 19 dias da operação, realizada durante o período de Natal e Ano Novo, esta força de segurança apreendeu 40.400 doses de droga, nomeadamente 22.207 doses de cocaína, 7.909 de heroína e 6.756 de haxixe.

A PSP apreendeu também 76 armas, 25 das quais eram armas de fogo, mais 18 do que na mesma operação do ano passado.

Em relação ao trânsito, a PSP registou 3.036 acidentes, dos quais resultaram duas vítimas mortais, 42 feridos graves e 849 feridos ligeiros.

Em comparação com período homólogo do ano passado, a PSP verificou um decréscimo do número de acidentes (menos 53) e vítimas mortais (menos quatro), tendo-se registado um aumento do número de feridos ligeiros (mais 22) e graves (mais cinco).

Esta força de segurança multou também 9.871 condutores, dos quais 598 por uso do telemóvel durante a condução (mais 25,3% que no ano anterior), 576 por falta de inspeção (mais 46%) e 229 por falta de cinto de segurança (mais 35,8%).

Durante a operação, a PSP controlou ainda por radar 95.567 viaturas, registando 1.810 infrações por excesso de velocidade (mais 28%).

A PSP desenvolveu, de 15 de dezembro a 02 de janeiro, a "Operação Polícia Sempre Presente - Festas Seguras 2016" com o objetivo de diminuir os índices de sinistralidade rodoviária e de prevenir e fiscalizar comportamentos ilícitos durante o Natal e a Passagem de Ano.

Lusa

  • PSP e GNR reforçam patrulhamento nas estradas durante o Ano Novo
    2:24

    País

    A Operação Ano Novo decorre até segunda-feira com as autoridades a reforçarem o patrulhamento nas estradas de norte a sul do país. PSP e GNR estarão atentas à condução sob o efeito de álcool e drogas. A PSP publicou ainda um vídeo nas redes sociais que está a tornar-se viral.

  • Segunda fase da operação "Festas Seguras" da PSP arrancou
    1:03

    País

    Começou esta sexta-feira a segunda fase da operação "Festas Seguras" da PSP. Até 2 de Janeiro, a polícia vai estar com um dispositivo operacional reforçado nas principais cidades do país. Na primeira fase, que terminou a 26 de dezembro, foram apreendidas 33 armas e detidas 450 pessoas, não se registando vítimas mortais em acidente de viação mas registaram-se 157 feridos.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.