sicnot

Perfil

País

PSD acusa Governo de "farsa eleitoralista" na reabertura de tribunais

PSD acusa Governo de "farsa eleitoralista" na reabertura de tribunais

O vice-presidente do grupo parlamentar do PSD Carlos Abreu Amorim apelou esta quarta-feira ao Executivo socialista para parar com o que considerou ser uma "farsa eleitoralista", referindo-se à reabertura de tribunais.

"O PSD vem apelar ao primeiro-ministro e à ministra da Justiça para que parem com esta farsa eleitoralista com que estão a tentar enganar os portugueses. Não se brinca com a Justiça", afirmou o deputado social-democrata nos passos perdidos do parlamento, vincando a discordância com a hipótese de funcionários camarários poderem tratar de processos judiciais, embora lembrando que se trata de uma reforma global com a qual o PSD "concorda, colaborou e apresentou propostas".

Entretanto, a ministra da Justiça assegurou, em Sintra, que os funcionários municipais destacados para trabalhar nos tribunais que reabriram no interior do país vão apenas desempenhar "funções de apoio meramente administrativo" e sem acesso a processos sigilosos, enquanto o líder do executivo salientou que a reabertura de 20 tribunais, no âmbito da reorganização do mapa judiciário, permitirá ter "a proximidade onde era necessária".

"Julgamos que o Governo teria feito muito melhor em ter esperado por ter condições de funcionamento de verdadeiros tribunais em vez desta manobra que consideramos ser uma farsa eleitoralista - porque tem em vista as próximas eleições autárquicas -, tentando travestir de tribunais meros balcões de proximidade", disse Abreu Amorim.

O parlamentar do PSD acrescentou que o seu partido tem uma "grande preocupação pela forma leviana e precipitada como a reforma do mapa judiciário está neste momento a ser desenvolvida por parte deste Governo".

Com Lusa

  • Ministra diz que reativação dos tribunais visa facilitar acesso à justiça
    2:44

    País

    Foram hoje reabertos 20 tribunais extintos nas anteriores legislaturas. O Governo fez coincidir a reabertura com a apresentação de um novo programa de simplificação da gestão dos tribunais. Segundo a ministra da Justiça, Francisca Van Dunen, a reativação dos tribunais visa combater a desertificação do interior e facilitar o acesso das populações à justiça.

  • Vinte tribunais reabrem esta quarta-feira

    País

    Vinte tribunais, que tinham fechado portas por decisão do anterior Governo, reabrem esta quarta-feira. Após as férias judiciais, os tribunais que tinham sido extintos a 31 de agosto de 2014, com a reforma do mapa judiciário, retomam agora a atividade.

  • Cabras sapadores na prevenção de incêndios florestais
    2:42

    País

    Há vários regimentos de cabras sapadoras pelo país que, este ano, vão ajudar na prevenção de incêndios florestais. Este é o caso de um regimento em Amieira do Tejo, no concelho de Nisa. Tem pouco mais de 200 cabras que vão destruindo o mato, diariamente, em zonas demarcadas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e, a maioria, perto de estradas. Por cada hectar intervencionado, o produtor recebe, no primeiro ano, 120 euros. Pelo país devem existir cerca de 50 iniciativas do género.

  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.