sicnot

Perfil

País

Costa regressa à Índia

Enviados SIC

Vinte anos depois, António Costa volta à Índia. É a estrela maior de uma visita de quase uma semana. Vem para fazer negócios e... ver a família.

Nova Deli, 7 de Janeiro

Mal desceu do avião, Costa tinha à espera um carr...inho, daqueles que se usam nos aeroportos para transportar jornais, comida e pessoas com mobilidade reduzida. Uma espécie de carro de golfe que o levou direitinho para o carro oficial, sem passar pela alfândega.

Não que tivesse problemas com isso, já que, em Frankfurt, mostrou, orgulhoso, o cartão de identidade que a Índia reserva a descendentes de indianos.

Na Índia há, portanto, indianos, estrangeiros, e descendentes de indianos.


É o caso de António Luís. Filho de pai indiano que chegou a Lisboa para estudar e nunca mais regressou em definitivo a Margao, em Goa. Costa, conta a mãe, nunca se interessou muito pelas origens do pai. Mas agora que vai ser homenageado por ser o primeiro primeiro-ministro europeu descendente de indianos, talvez as honras e a emoção lhe despertem o lado goes adormecido.


E se isso for bom para os negócios, tanto melhor.

Pedro Cruz, com José Vaio, enviados SIC à Índia

  • António Costa recebido na Índia em visita com inédito caráter de Estado
    1:32

    País

    António Costa chega à India esta sexta-feira para uma visita de Estado, formalmente só reservada a Presidentes da República. Costa é o primeiro cidadão descendente de indianos a assumir um governo na europa ocidental e o Executivo da Índia reconhece esse estatuto.Vai ser uma semana a tratar de negócios, vender Portugal e regressar à casa da família, em Goa.

  • O regresso de António Costa à Índia 
    1:57

    País

    António Costa chega esta sexta-feira à India para uma visita de Estado, formalmente só reservada a Presidentes da República. Entre assuntos de Estado, o primeiro-ministro vai aproveitar também para regressar à casa da família, em Goa, onde será homenageado. 

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.