sicnot

Perfil

País

Governo quer negociação coletiva sobre direito de desconexão fora do ambiente de trabalho

Governo quer negociação coletiva sobre direito de desconexão fora do ambiente de trabalho

O direito dos trabalhadores à desconexão fora do ambiente de trabalho deve ser tratado no âmbito da negociação coletiva. Quem o defende é o ministro do Trabalho, Vieira da Silva. Os sintomas de exaustão psicológica já levou grandes multinacionais a tomar medidas que limitam o trabalho fora do expediente.

  • Dois em cada três médicos estão em situação de exaustão

    País

    Dois terços dos médicos em Portugal admitem estar em elevado estado de exaustão emocional, um dos indicadores relevantes associado ao stress profissional crónico designado como burnout. É a conclusão de um estudo da Ordem dos Médicos e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

  • Médica que participou no estudo sobre exaustão realça a falta de condições de trabalho
    2:12

    País

    Dois terços dos médicos em Portugal admitem estar em elevado estado de exaustão emocional, um dos indicadores relevantes associado ao stress profissional crónico designado como "burnout". Segundo dados do estudo, os profissionais das especialidades de neurocirurgia e de medicina legal são os mais afetados, a par dos médicos mais jovens. A SIC foi falar com uma das participantes deste estudo. Inês Rosendo é médica de família há seis anos. Há um que está num centro de saúde em Coimbra.

  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.