sicnot

Perfil

País

Mulher resgatada em Grândola está em estado crítico no Santa Maria

Mulher resgatada em Grândola está em estado crítico no Santa Maria

A mulher que estava desaparecida desde domingo foi encontrada esta manhã pela policia, em coma, na casa do ex-companheiro, em Azinheira de Barros, Grândola. O raptor tentou asfixiá-la quando se apercebeu da intervenção policial. O homem foi detido e levado para a Policia Judiciária de Setúbal. O filho que se suspeita que possa ter sido cúmplice foi levado para prestar esclarecimentos. A vítima encontra-se no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, em estado critico.

Desconhecem-se mais pormenores sobre o estado de saúde de Anabela Lopes. A direção do hospital não presta declarações nem dá informações sobre casos que estão entregues às autoridades.

A mulher foi assistida pelo INEM no local. O alerta foi dado por volta das 7:15. O intenso nevoeiro que se fazia sentir na zona dificultou a aterragem do helicóptero para fazer o transporte da vítima para Lisboa. A mulher foi levada para o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, e foi depois transferida para o Hospital de Santa Maria.

O casal foi encontrado na casa do homem, no decurso de uma operação da PJ, que teve início às 7:00. Para os localizar, as autoridades realizaram uma operação "musculada". Foi preciso arrombar três portas, bloqueadas com móveis, até chegar ao local onde o indivíduo se tinha escondido e maltratado a ex-companheira.

A entrada da policia na casa onde o homem estava barricado foi rápida, mas a habitação estava toda bloqueada, com mobilias e trancas. Quando ocorreu a intervenção, o homem terá ainda agredido mais a mulher, tentou mesmo asfixiá-la com uma fita de plástico, mas os agentes conseguiram salvar a vítima.

A PJ admite que ele tinha tudo preparado para, perante a operação das autoridades, matar a mulher e suicidar-se.

O homem roubou uma viatura com a qual terá abolroado o carro da mulher. Andaram pelo Algarve, passaram por Tavira e a via verde do carro roubado ajudou a identificar o percurso.

O suspeito já tinha sido condenado a sete anos de prisão por violação de uma menor, sua enteada. Neste caso o homem usou o mesmo "modus operandis" ao qual recorreu nos últimos dias. Desta vez, a PJ já se tinha apercebido de que o filho do raptor estaria a levar comida à casa onde a mulher estava sequestrada, alegadamente para a alimentação de porcos.

O filho do raptor não está detido, mas foi levado pelas autoridades para prestar esclarecimentos. Poderá ser detido se se chegar à conclusão de que auxiliou o pai.

A última vez que a mulher tinha sido vista foi no domingo, no café onde trabalhava. Há um mês tinha apresentado queixa na GNR de Grândola por violência doméstica.

  • Encontrada mulher desaparecida em Grândola

    País

    Está em coma a mulher de 37 anos que estava desaparecida desde domingo. Foi encontrada hoje na casa do ex-companheiro. O homem foi detido pelas autoridades, no decurso de uma operação policial "musculada", segundo informação apurada pela SIC.

  • "Nenhuma dúvida subsiste, pretendia claramente tirar-lhe a vida"
    3:21

    País

    O diretor da Polícia Judiciária de Setúbal, descreveu os contornos da operação, que caracterizou como "musculada", e que levou à localização e regate de uma mulher, numa aldeia perto de Grândola, que estava desaparecida desde o início da semana. Vítor Paiva começou por dizer que a vítima estava muito mal tratada, e no momento da operação foi salva pelos agentes quando o agressor a tentava asfixiar. "Nenhuma dúvida subsiste, pretendia claramente tirar-lhe a vida", afirmou o responsável da PJ. O homem está detido e é suspeito de rapto, sequestro e tentativa de homicídio. A mulher está em estado de coma no Hospital de Santa maria, em Lisboa.

  • Mulher de Grândola resgatada hoje tinha sido vista pela última vez no domingo à noite
    2:09

    País

    O casal de Grândola localizado hoje estava desaparecido desde domingo. A mulher foi vista pela última vez nesse dia, por volta das 22h00, no café onde trabalhava ao fim de semana. O carro da vítima, Anabela Lopes, foi encontrado com sinais de ter sido abalroado numa rua de Azinheira dos Barros, onde o casal foi hoje localizado. A mulher estava em casa do ex-companheiro, por quem foi violentamente mal tratada. Está agora internada em estado de coma no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

  • Operação policial "musculada" permitiu resgatar mulher desaparecida em Grândola
    1:27

    País

    A ação policial que levou ao resgate da mulher que estava desaparecida desde segunda-feira foi uma operação "musculada", que teve início às 7:00. As autoridades depararam-se com portas bloqueadas com mobílias e trancas e encontraram a vítima em estado muito grave. O homem, que foi detido pelas autoridades, terá mesmo tentado asfixiar a mulher. A vítima encontra-se em coma, foi levada para o Hospital do Litoral Alentejano e daí será transportada para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O repórter Luís Godinho fez o ponto de situação ao final da manhã, em direto da aldeia de Azinheira dos Barros, onde o casal foi localizado.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.