sicnot

Perfil

País

Petição "Pelo Direito a Pedalar em Segurança" entregue na AR apela a maior fiscalização

© Reuters

A petição "Pelo Direito a Pedalar em Segurança" foi esta sexta-feira entregue na Assembleia da República, com o objetivo da defesa dos direitos dos ciclistas, com mais de dez mil subscritores a apelar a uma maior fiscalização.

Em declarações à Lusa, Sandro Araújo, vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e coordenador do Programa Nacional de Ciclismo para Todos, explicou que a petição surge num "momento importante" em que se está a definir a estratégia pública para a segurança rodoviária para os próximos anos.

A petição, lançada há cerca de um ano e que reuniu assinaturas da comunidade ciclista e também de várias entidades, foi entregue em Dia de Reis não porque os subscritores da petição levassem à Assembleia da República três oferendas, mas sim três desejos, conforme disse Sandro Araújo.

"Trazemos três pedidos: um para que haja maior fiscalização do Código da Estrada, outro para que haja mais e melhor sinalética, em particular em relação aos peões e ciclistas, e por último um pedido para que haja um reforço dos esforços de pedagogia e formação nesta área", descreveu Sandro Araújo.

De acordo com o vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, o assunto também será levado à ministra da Administração Interna.

"Mais do que novas leis e revisões do Código da Estrada, o que as pessoas querem é que as leis que já existem sejam implementadas e cumpridas efetivamente", frisou.

Lusa

  • Frio no fim de semana, regiões do interior podem chegar aos -5 °C
    1:23
  • Bombeiro ferido nos fogos de Pedrógão Grande regressou a casa
    2:33

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Seis meses depois dos incêndios de Pedrógão Grande, regressou a casa o último dos bombeiros de Castanheira de Pera que estava internado desde junho. Rui Rosinha esteve em coma mais de dois meses e tem ainda pela frente uma longa recuperação. O bombeiro não quer que o país esqueça o que aconteceu e espera que as duas tragédias deste ano (fogos de junho e outubro) sirvam de lição para o futuro.

  • Pedrógão Grande, seis meses depois - documentário Expresso
    0:29
  • Ilhas Selvagens são um tesouro no Atlântico que é preciso preservar
    2:33
  • PS volta a subir nas intenções de voto e não baixa dos 40%
    2:01