sicnot

Perfil

País

Homem detido por cortar ligações entre torres de contolo da Madeira e Lisboa

Um homem foi detido por interromper por uma hora e meia as comunicações entre as torres de controlo aéreo da Madeira e Lisboa, ao cortar cabos de um sistema instalado no Porto Santo, anunciou esta terça-feira a Polícia Judiciária.

Em comunicado, a PJ indicou que o crime remonta a setembro de 2016, quando o homem, de 32 anos, subiu a vedação que delimita as infraestruturas do radar da empresa Navegação Aérea de Portugal instaladas na ilha de Porto Santo e, munido de uma serra, cortou vários cabos do sistema de comunicações daquela empresa.

"Em resultado, verificou-se uma falha completa de comunicações entre as torres de controlo da Madeira e do Centro de Controlo de Tráfico Aéreo de Lisboa, com implicações nas comunicações com as aeronaves que, na altura, sobrevoavam a zona da Região Autónoma da Madeira", lê-se no comunicado.

Após o crime, o suspeito colocou-se "imediatamente em fuga", inicialmente para Lisboa e depois para França, de onde apenas regressou recentemente.

A PJ esclarece que o corte de comunicações teve a duração aproximada de cerca de uma hora e trinta minutos.

O detido, acusado do crime de atentado à segurança de transporte por ar, foi presente às autoridades judiciais na segunda-feira, 09 de janeiro, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

A Polícia Judiciária informou ainda que atuou em colaboração com Polícia de Segurança Pública (PSP) e no cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo Ministério Público.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Manifestações na Venezuela fazem 29 mortos
    1:22
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • A nova mansão de Angelina Jolie

    Mundo

    A atriz Angelina Jolie terá comprado uma mansão que pertenceu ao realizador e produtor de cinema Cecil B. DeMille. A propriedade fica situada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e terá sido vendida pelo valor de 23 milhões de euros.