sicnot

Perfil

País

Marcelo Rebelo de Sousa deverá visitar Cabo Verde em abril

Presidente de Cabo Verde José Carlos Fonseca

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, disse esta terça-feira que o Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, deverá realizar uma visita oficial a Cabo Verde em abril.

"Falamos (...) de uma muito provável visita oficial a Cabo Verde no mês de abril", afirmou Jorge Carlos Fonseca, após um encontro com Marcelo Rebelo de Sousa na Presidência da República, em Lisboa.

Durante o encontro, que decorreu ao final da tarde, os chefes de Estado falaram também sobre as relações bilaterais entre Portugal e Cabo Verde, da próxima cimeira entre os dois governos em fevereiro e sobre as "cerimónias fúnebres de Mário Soares", disse o Presidente cabo-verdiano.

Segundo Jorge Carlos Fonseca, para Cabo Verde foi uma "obrigação moral" estar presente nas cerimónias fúnebres de Mário Soares, não só devido à relação existente entre os dois países, mas também pelo "respeito" que os cabo-verdianos têm pelo antigo Presidente português, que era "um amigo" do país.

Os dois chefes de Estado abordaram também temas relacionados com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Guiné-Bissau e Golfo da Guiné.

Jorge Carlos Fonseca deslocou-se a Portugal para participar nas cerimónias fúnebres de Mário Soares, que morreu sábado no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Lusa

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.