sicnot

Perfil

País

Marcelo Rebelo de Sousa deverá visitar Cabo Verde em abril

Presidente de Cabo Verde José Carlos Fonseca

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, disse esta terça-feira que o Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, deverá realizar uma visita oficial a Cabo Verde em abril.

"Falamos (...) de uma muito provável visita oficial a Cabo Verde no mês de abril", afirmou Jorge Carlos Fonseca, após um encontro com Marcelo Rebelo de Sousa na Presidência da República, em Lisboa.

Durante o encontro, que decorreu ao final da tarde, os chefes de Estado falaram também sobre as relações bilaterais entre Portugal e Cabo Verde, da próxima cimeira entre os dois governos em fevereiro e sobre as "cerimónias fúnebres de Mário Soares", disse o Presidente cabo-verdiano.

Segundo Jorge Carlos Fonseca, para Cabo Verde foi uma "obrigação moral" estar presente nas cerimónias fúnebres de Mário Soares, não só devido à relação existente entre os dois países, mas também pelo "respeito" que os cabo-verdianos têm pelo antigo Presidente português, que era "um amigo" do país.

Os dois chefes de Estado abordaram também temas relacionados com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Guiné-Bissau e Golfo da Guiné.

Jorge Carlos Fonseca deslocou-se a Portugal para participar nas cerimónias fúnebres de Mário Soares, que morreu sábado no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC