sicnot

Perfil

País

Estação de televisão de inspiração cristã arranca em Fátima

© Nacho Doce / Reuters

Uma estação de televisão privada de inspiração cristã vai iniciar as emissões em fevereiro, em Fátima, anunciou esta quarta-feira a diretora do projeto, a jornalista Sandra Dias.

A Angelus TV começa a funcionar na segunda quinzena do próximo mês, em data a anunciar, e pretende "contribuir para a promoção e anúncio da mensagem e iniciativas cristãs e para a divulgação da cultura portuguesa".

O novo empreendimento de comunicação social conta com 20 profissionais a tempo inteiro e planeia a contratação de alguns serviços externos, segundo uma nota hoje divulgada pela empresa.

"Em termos religiosos, assumindo de forma evidente a génese cristã católica do projeto, a Angelus TV dará destaque à informação religiosa e exibirá programas de oração, formação e evangelização", mas inclui espaços publicitários, adianta.

O canal vai estar presente nas operadoras por cabo em Portugal e nos restantes países de língua oficial portuguesa, com distribuição sem custos para os telespetadores, e será ainda disponibilizado na Internet.

Para uma emissão diária de 24 horas, a grelha de programação "integra programas de informação, com magazines diários em direto", às 13:00 e às 19:30, de cultura, saúde e culinária.

Alguns programas são especialmente vocacionados para crianças, enquanto noutros espaços se apresentam filmes e documentários.

Além dos programas temáticos, a Angelus TV transmite a eucaristia diária em direto, às 11:00, e o rosário, às 21:30, a partir do santuário de Fátima.

Na quarta-feira e no domingo, são difundidos a catequese do papa e o "Angelus", a partir do Vaticano.

O órgão dirigido por Sandra Dias está a negociar diversas "parcerias consideradas vitais", tendo já formalizado algumas com a agência Lusa, a Paulus Editora e a fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

"A Angelus TV foi apresentada e bem acolhida junto de vários organismos eclesiais, com destaque para a Diocese de Leiria-Fátima, o santuário de Fátima e o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja", destaca a nota.

Sob o lema "Uma janela de esperança", o projeto prevê "estreitar relações com os organismos e entidades civis locais e regionais e com a população, valorizando, por isso, todas as iniciativas de boa vizinhança e de aproximação".

Sandra Dias, de 45 anos, reside há 12 em Fátima, onde trabalhou no projeto de comunicação Comunidade Canção Nova, nascido no Brasil, nas áreas de televisão e de rádio, tendo dirigido a estação de televisão Canção Nova.

A Angelus TV é inaugurada no ano em que Fátima comemora o centenário das aparições marianas e representa um investimento global de 800 mil euros, tendo sido apoiado por fundos europeus.

Nesta fase, com obras a decorrer, a produção da Angelus TV conta com a colaboração da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, ao abrigo de um protocolo assinado com o Instituto Politécnico de Tomar.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    1:41
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.