sicnot

Perfil

País

Funeral da vítima mortal de Lousada realiza-se na sexta-feira

O funeral da mulher de Lousada que morreu no acidente com um autocarro em França vai realizar-se na sexta-feira, às 16:30, na localidade de Nevogilde, avançou à Lusa fonte autárquica.

Segundo o Município o corpo da mulher de 33 anos já está a ser transportado para Portugal em viatura funerária. Ainda segundo a fonte, a viagem foi iniciada ao meio-dia desta quarta-feira, desconhecendo-se a hora da chegada a Nevogilde, freguesia de onde é natural.

O marido da vítima, que ficou ferido no acidente, já foi transferido para um hospital na Suíça, acompanhado por uma irmã.

Já o filho mais novo, de três anos, continua internado numa unidade hospitalar pediátrica em França, acompanhado da avó materna que também viajou de Portugal.

O filho mais velho, de 13 anos, já teve alta.

Os pais da vítima mortal, que também tinham seguido para a França após o acidente, já regressaram a Lousada.

Estas viagens dos familiares, feitas de avião, foram suportadas pela Câmara de Lousada, que também disponibilizou apoio psicológico aos familiares da vítima em Portugal.

O despiste do autocarro ocorreu na madrugada de domingo na Estrada Nacional 79, na direção Mâcon-Moulins, França e provocou quatro mortos, três feridos graves e 25 ligeiros, que seguiam no veículo a caminho de Genebra, Suíça.

Na viatura seguiam 32 passageiros: quatro morreram e três foram hospitalizados e dos restantes 25, quinze seguiram viagem para a Suíça.

Em declarações à Lusa, Pedro Machado avançou que os serviços sociais da Câmara vão continuar a acompanhar a situação da família enlutada.

A família tinha-se deslocado a Lousada para passar a quadra festiva e regressava de autocarro à Suíça, onde está emigrada há alguns anos.

Além da vítima de Lousada, morreram mais três pessoas residentes em Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda

O presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, Gustavo Duarte, disse que os corpos chegam na quinta-feira ao concelho e que os funerais se realizam na sexta-feira.

"Prevê-se que as vítimas cheguem quinta-feira às aldeias de Freixo de Numão e Muxagata, na quinta-feira, ao final da manhã. O primeiro funeral será de uma senhora às 10:00 em Muxagata, sendo o segundo, o do casal de Freixo de Numão, marcado para as 15:00, indicou o autarca à agência Lusa.

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Ministro alemão elogia Centeno que está otimista com o futuro da Zona Euro
    1:13

    Economia

    Mário Centeno diz que a Zona Euro tem um futuro positivo pela frente e acredita que o grupo dos países do euro está alinhado num projeto comum. Declarações do novo presidente do Eurogrupo no final de um encontro com o ministro das Finanças alemão, em Berlim. Peter Altmaier deu Portugal como exemplo de sucesso e reconheceu que foi um erro dividir a Europa entre Norte e Sul durante os anos da crise.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC