sicnot

Perfil

País

Ministro do Ambiente em Madrid para falar sobre central nuclear de Almaraz

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, vai participar na reunião de amanhã em Madrid em que deverá ser discutida a intenção do executivo espanhol de ampliar a central nuclear de Almaraz.

João Matos Fernandes chegou a pôr a hipótese de não comparecer no Ministério da Agricultura e do Ambiente espanhol, em Madrid, esta quinta-feira, mas reconsiderou.

Na agenda está o processo de licenciamento de uma instalação para armazenamento de resíduos radioativos em Almaraz, a 100 quilómetros da fronteira portuguesa.

De acordo com informação do gabinete do ministro, a decisão foi tomada após terem sido dadas garantias por parte de Espanha de que o processo não está encerrado.

À SIC fonte do gabinete da ministra Isabel García Tejerina já tinha confirmado que a reunião terá lugar pelas 11h30 nas instalações do Ministério em Madrid.

  • 81 deslocados em Mação devido ao fogo
    2:46
  • Alcongosta ficou sem água, luz e telecomunicações
    2:28

    País

    O incêndio na Serra da Gardunha está dominado, mas as aldeias que estiveram rodeadas pelo fogo ainda não regressaram à normalidade. Falta água, luz e telecomunicações no sopé de uma mancha enorme de terra queimada. O fogo destruiu ainda uma floresta na Serra da Gardunha e um antigo colégio.

  • Detida no Brasil portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos
    3:04
  • GNR resgata 45 sírios no mar Egeu
    2:28

    Crise Migratória na Europa

    A Guarda Nacional Republicana já resgatou quase 300 migrantes no mar Egeu, ao largo da Grécia, desde o início de maio. Esta quarta-feira de madrugada, os militares salvaram 45 sírios que tentavam chegar à Grécia numa embarcação de borracha.