sicnot

Perfil

País

Vem aí (mais) frio

MIGUEL A. LOPES/ LUSA

O território do continente vai ser afetado por uma superfície frontal fria, prevendo-se uma descida dos valores da temperatura, em especial da mínima, que em alguns locais ficará abaixo de zero.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir desta quinta-feira Portugal continental vai ser afetado pela passagem de uma frente fria que vai levar à descida das temperaturas entre 3 a 7 graus Celsius até ao início da próxima semana.

Para quinta-feira está prevista chuva fraca a partir do meio da manhã nas regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela, queda de neve acima dos 1.400 metros para o final do dia na Serra da Estrela, serra de Montesinho e Montalegre e uma intensificação do vento nas terras altas.

Na sexta-feira, ainda está prevista precipitação no extremo norte do território, que poderá ser de neve acima dos 800 metros até ao final da manhã.

Depois, segundo o IPMA, o anticiclone vai ficar localizado a noroeste da Galiza e ficará pelo menos até dia 16 (segunda-feira).

No que diz respeito às temperaturas, vai registar-se uma descida da máxima nas regiões do norte e centro entre 4 e 6 graus Celsius e na noite de quinta para sexta-feira desce a mínima entre 3 a 4 graus.

Na noite de sexta-feira para sábado, a mínima volta a descer mais 2 a 3 graus.

A partir de sábado não está prevista nem precipitação, nem queda de neve, mas algum desconforto térmico, devido às baixas temperaturas previstas.

Para o interior norte e centro estão previstas temperaturas mínimas abaixo de zero, como por exemplo na Guarda e em Bragança (-2 graus). Em Lisboa, a temperatua mínima deverá rondar os 5 ou 6 graus.

As temperaturas vão descer gradualmente até sábado e depois a partir daí não vão ter grandes variações.

De acordo com o IPMA, esta situação em Portugal continental não tem a ver com a situação que se vive na Europa que tem estado a ser afetada por uma vaga de frio, que já causou pelo menos 60 mortes.

Na Polónia, o país mais afetado, as temperaturas estão a registar valores perto dos 20 graus Celsius (ºC) negativos em algumas regiões.

Esta vaga de frio vindo da Escandinávia afeta a Europa desde o fim da semana passada, provocando vítimas em outros países do Leste, como República Checa ou Bulgária, designadamente entre sem abrigos e migrantes, mas também na Macedónia, Bielorrússia ou Itália.


Lusa

  • A Gripe e as urgências
    10:59

    Reportagem Especial

    Nas últimas semanas os hospitais foram notícia por causa das urgências sistematicamente cheias, em alguns casos a atingir o ponto de rutura. Na Reportagem Especial desta terça-feira mostramos como se dá resposta a uma afluência que aumenta com a gripe e o frio.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..