sicnot

Perfil

País

Mais de 14 mil assinaturas em petição contra a eutanásia

(Arquivo)

© Philippe Wojazer / Reuters

A Federação Portuguesa Pela Vida anunciou esta quinta-feira que recolheu mais de 14 mil assinaturas da petição "Toda a Vida Tem Dignidade", que apela à rejeição do "direito a dispor ou apoiar a eliminação de vidas humanas".

Num comunicado, em que se congratula pelo número de assinaturas recolhidas, "acima do triplo das necessárias para a sua discussão em plenário", a Federação Portuguesa Pela Vida sublinha "a grande adesão do povo português à defesa da vida humana".

No texto que acompanha a petição lê-se que "a eutanásia é sempre um homicídio apoiado pelo Estado (pretensamente através de algum profissional de saúde) ou um suicídio assistido pelo Estado".

Ao Estado "não cabe criar o direito de alguém ser morto por outrem, nem validar esta opção como legítima perante o coletivo", prossegue o texto.

Os autores da petição querem que a Assembleia da República "legisle no sentido de reforçar e proteger o valor objetivo da vida humana, garantindo (...) a sua inviolabilidade, independentemente das circunstâncias em que se encontre".

Pretendem ainda que o Parlamento "rejeite toda e qualquer proposta que vá no sentido de conferir ao Estado o direito a dispor ou apoiar a eliminação de Vidas Humanas, ainda que com o alegado consentimento da pessoa".

Lusa

  • PSD começa a debater eutanásia e recusa acordos "à socapa"
    1:57

    País

    Marco António Costa diz que é curioso que o Governo tenha escolhido o ex-ministro da Saúde de Passos Coelho para "tratar da saúde" da Caixa Geral de Depósitos. O vice-presidente do PSD criticou quem, na atual maioria, tem apontado o dedo tanto a Paulo Macedo como, no passado, a Nuno Crato.

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16