sicnot

Perfil

País

PSP procura dois argelinos em fuga do aeroporto de Lisboa

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

A PSP está à procura de dois argelinos que fugiram do aeroporto de Lisboa, esta quinta-feira. A fuga aconteceu por volta das 16:30, quando cinco argelinos tentaram escapar na placa do aeroporto, junto ao Terminal 2. As autoridades conseguiram reter três deles e os outros dois saltaram a rede.

Há várias equipas da PSP na zona da Segunda Circular à procura dos indivíduos.

Os quatro homens e a mulher chegaram por volta das 14:00 a Lisboa, num voo proveniente de Argel, e ficaram retidos na zona internacional por não terem visto de entrada no espaço Schengen. Por volta das 16:30, os cidadãos argelinos foram reencaminhados para um voo de regresso à Argélia.

Durante a viagem de autocarro, com escolta policial, os cinco argelinos tentaram fugir do veículo, que os levava para o avião que estava estacionado no Terminal 2. A polícia conseguiu reter três, mas dois conseguiram fugir pela pista ate chegar a rede que circunda o aeroporto de Lisboa.

Os dois homens em fuga saltaram a rede junto à Segunda Circular e desapareceram.

Os argelinos estão indiciados pelo crime de entrada ilegal em território nacional.

Esta não é a primeira vez que acontecem casos semelhantes no aeroporto de Lisboa, envolvendo igualmente cidadãos argelinos. Em julho, quatro argelinos que tentaram fugir foram detidos e, em setembro, um argelino conseguiu escapar quando foi fumar.

Em outubro de 2016, o SEF e a PSP impediram a fuga de três passageiros chegados ao aeroporto de Lisboa num voo proveniente de Marrocos, numa ação que levou à detenção de seis cidadãos do norte de África que viajavam num voo oriundo de Casablanca, em Marrocos, com destino a Argel, capital da Argélia, com escala em Lisboa.

O Ministério Público abriu um inquérito-crime para investigar as fugas ocorridas no Aeroporto Humberto Delgado. A investigação está relacionada com fortes suspeitas de redes de crime organizado no caso de fuga de passageiros do norte de África, nas rotas entre Argel-Casablanca e Casablanca-Argel, com escala prolongada em Lisboa.

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • A experiência de um embaixador português na Coreia do Norte
    2:58

    País

    A Coreia do Norte tem o maior orçamento militar do mundo e o seu arsenal nuclear acaba por dar-lhe acesso a uma possível cimeira com os Estados Unidos. A pobreza e o culto da personalidade foram testemunhados pelo embaixador, José Manuel de Jesus, que visitou várias vezes Pyongyang.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.