sicnot

Perfil

País

PSP procura dois argelinos em fuga do aeroporto de Lisboa

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

A PSP está à procura de dois argelinos que fugiram do aeroporto de Lisboa, esta quinta-feira. A fuga aconteceu por volta das 16:30, quando cinco argelinos tentaram escapar na placa do aeroporto, junto ao Terminal 2. As autoridades conseguiram reter três deles e os outros dois saltaram a rede.

Há várias equipas da PSP na zona da Segunda Circular à procura dos indivíduos.

Os quatro homens e a mulher chegaram por volta das 14:00 a Lisboa, num voo proveniente de Argel, e ficaram retidos na zona internacional por não terem visto de entrada no espaço Schengen. Por volta das 16:30, os cidadãos argelinos foram reencaminhados para um voo de regresso à Argélia.

Durante a viagem de autocarro, com escolta policial, os cinco argelinos tentaram fugir do veículo, que os levava para o avião que estava estacionado no Terminal 2. A polícia conseguiu reter três, mas dois conseguiram fugir pela pista ate chegar a rede que circunda o aeroporto de Lisboa.

Os dois homens em fuga saltaram a rede junto à Segunda Circular e desapareceram.

Os argelinos estão indiciados pelo crime de entrada ilegal em território nacional.

Esta não é a primeira vez que acontecem casos semelhantes no aeroporto de Lisboa, envolvendo igualmente cidadãos argelinos. Em julho, quatro argelinos que tentaram fugir foram detidos e, em setembro, um argelino conseguiu escapar quando foi fumar.

Em outubro de 2016, o SEF e a PSP impediram a fuga de três passageiros chegados ao aeroporto de Lisboa num voo proveniente de Marrocos, numa ação que levou à detenção de seis cidadãos do norte de África que viajavam num voo oriundo de Casablanca, em Marrocos, com destino a Argel, capital da Argélia, com escala em Lisboa.

O Ministério Público abriu um inquérito-crime para investigar as fugas ocorridas no Aeroporto Humberto Delgado. A investigação está relacionada com fortes suspeitas de redes de crime organizado no caso de fuga de passageiros do norte de África, nas rotas entre Argel-Casablanca e Casablanca-Argel, com escala prolongada em Lisboa.

  • Derrame de ácido clorídrico na Nacional 1, em Gaia
    1:15

    País

    Um derrame de ácido clorídrico obrigou esta manhã ao corte da Nacional 1, em Vila Nova de Gaia, na zona de Pedroso. O ácido estava a ser transportado em embalagens de plástico, dentro de um pesado de mercadorias. Foi o motorista que detetou a fuga e pediu a ajuda dos bombeiros.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • "É abusivo falar de fuga ao fisco"
    4:10

    Economia

    Dez mil milhões de euros é o valor de que se fala das transferências para contas offshore, que terão escapado à Autoridade Tributária. O número impressiona, mas é preciso notar que este dinheiro é capital que sai do país e o capital não está sujeito ao pagamento de imposto só porque sai do país. O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro esteve no Jornal da Noite para dar mais explicações sobre o caso.

  • Número de mortos de atentado em al-Bab sobe para 60

    Mundo

    O atentado bombista de hoje na cidade de al-Bab (Norte da Síria), capturada na quinta-feira ao Estado Islâmico, fez pelo menos 60 mortos, de acordo com um novo balanço noticiado pela agência de notícias estatal turca Andadolu.