sicnot

Perfil

País

Portugal entrega queixa sobre Almaraz na UE na próxima 2ª feira

SIC

A queixa do Governo português pode levar a Comissão Europeia a pedir clarificações a Espanha.

A reunião em Madrid entre os ministros do Ambiente português e espanhola terminou sem acordo sobre a construção de um aterro para resíduos nucleares da central de Almaraz. Portugal vai entregar uma queixa na Comissão Europeia na próxima 2ª feira.

"Portugal vai solicitar a intervenção de Bruxelas neste caso. Havendo um diferendo, ele tem de ser resolvido pelas instâncias europeias", disse o ministro do Ambiente português, João Matos Fernandes, à saída de uma reunião com a sua homóloga espanhola, Isabel García Tejerina, e com o ministro da Energia, Álvaro Nadal.

O Governo português defende que, no projeto de um aterro de resíduos junto à central nuclear de Almaraz, "não foram avaliados os impactos transfronteiriços", o que está contra as regras europeias.

O Governo espanhol considera que não estava obrigado a avaliar os impactos transfronteiriços do projeto.

UE pode vir a pedir esclarecimentos a Espanha

A queixa do Governo português pode levar a Comissão Europeia a pedir clarificações a Espanha sobre Almaraz.

Bruxelas escusa-se para já a comentar uma queixa que ainda não chegou. Mas em resposta à SIC, um porta-voz do executivo adianta que "se houver uma queixa, a Comissão irá analisá-la e poderá decidir contactar Espanha para clarificar a situação e para chamar a atenção para as obrigações decorrentes da legislação europeia".

Em causa está a diretiva sobre a avaliação de impactos ambientais. De acordo com a legislação, Portugal tem o direito a pedir para ser ouvido e para participar no processo de decisão de projetos como o novo armazém de resíduos nucleares de Almaraz.

A Comissão Europeia tem acompanhado o diferendo entre Portugal e Espanha e diz que está a par das preocupações portuguesas.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.