sicnot

Perfil

País

Transportes públicos em debate de urgência no Parlamento

João Relvas/LUSA

O Bloco de Esquerda leva na quarta-feira ao Parlamento um debate de urgência sobre transportes públicos e o "desinvestimento" no setor, "tanto nos meios como nas pessoas", justificou hoje a líder bloquista, Catarina Martins.

"Não há ninguém que viva nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto que não tenha sentido nos últimos tempos como falta tudo: falta a carruagem de metro que não chega, o autocarro que não chega, é a periodicidade, é gente a mais nas horas de ponta. Não há resposta para os serviços públicos", sublinhou a coordenadora do BE.

Catarina Martins e outros deputados e dirigentes do Bloco de Esquerda viajaram hoje de manhã no metro de Lisboa, acompanhados por membros da comissão de trabalhadores da empresa: foi feito o trajeto entre as estações de Cais do Sodré e Intendente, na linha verde, e a imprensa acompanhou a viagem.

No final do percurso de dez minutos, Catarina Martins lembrou o "compromisso" do atual Governo de no primeiro semestre de 2016 se fazer um investimento nos transportes públicos, "mas de facto esse investimento não está a ser feito", lamentou.

Para quarta-feira, o BE marcou um debate de urgência no Parlamento para alertar para a degradação dos transportes e apresentar, ao mesmo tempo, iniciativas legislativas sobre o setor.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.