sicnot

Perfil

País

MP acusa condutor que provocou morte a cinco peregrinos de homicídio por negligência

(Arquivo)

SIC

O Ministério Público (MP) acusou o condutor envolvido no acidente que matou cinco peregrinos em Coimbra, em 2015, de cinco crimes de homicídio por negligência e quatro crimes de ofensa à integridade física por negligência.

Quase dois anos depois do acidente que provocou a morte de cinco peregrinos e deixou outros quatro feridos, o Ministério Público deduziu acusação contra o jovem condutor de um automóvel que se despistou à saída de uma curva, na localidade de Cernache, em Coimbra, invadindo a faixa onde seguiam a pé cerca de 80 pessoas, em direção a Fátima.

Segundo o despacho de acusação a que a agência Lusa teve hoje acesso, o Ministério Público acusa o jovem condutor de 26 anos da prática de cinco crimes de homicídio por negligência, quatro crimes de ofensa à integridade física por negligência e um crime de condução perigosa de veículo automóvel, incorrendo ainda na pena acessória de proibição de condução de veículos automóveis.

O acidente ocorreu por volta das 03:45, a 02 de maio de 2015, um sábado, provocando cinco vítimas mortais, com idades entre os 17 e os 69 anos, que eram provenientes de Mortágua, distrito de Viseu. O jovem condutor natural da Geórgia e residente em Penela, também no distrito de Coimbra, atuou "de forma leviana, imprudente e desatenta", frisa o Ministério Público na acusação com data de 05 de janeiro. O MP sublinha que a recolha de amostra de sangue feita ao condutor duas horas depois do acidente revelou uma taxa de alcoolemia de 0,9 g/L e a presença de substâncias psicotrópicas (droga), recordando que em 2013 o jovem já tinha sido interveniente num acidente onde conduzia com uma taxa de alcoolemia de 1,14 g/L. O despacho, que reconstitui todos os passos dados pelo arguido nessa noite até à hora do acidente, refere que o jovem, acompanhado de mais sete amigos, ingeriu bebidas alcoólicas num churrasco em Penela, no dia anterior à tarde, dirigindo-se depois para Coimbra, onde voltou a beber, "festejando" a ida de dois amigos para o Luxemburgo no dia seguinte.

De acordo com o MP, de volta para Penela e conduzindo no sentido norte-sul, o jovem fez uma "condução desde Coimbra com acelerações e travagens bruscas, a uma velocidade desadequada, com buzinadelas e atitudes provocatórias" para peregrinos. O jovem conduzia acima do máximo permitido (70 quilómetros por hora), num piso onde tinha chovido "recentemente". Face ao cansaço de "muitas horas sem dormir" e aos efeitos do álcool e de estupefacientes, o arguido acabou por "perder por completo" o controlo do carro ao descrever uma curva à esquerda, invadindo a faixa contrária e colhendo no despiste os peregrinos que seguiam no mesmo sentido na via reservada pela Infraestruturas de Portugal para os mesmos.

O veículo acabou por "colher com a lateral direita nove peões de um dos grupos de 80 que ali circulava, lançando-os contra a barreira que ladeia a via".Quatro dos peregrinos que foram colhidos pelo veículo tiveram morte imediata no local do acidente, sendo que um quinto acabou por morrer nesse mesmo dia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

De acordo com a acusação a que a Lusa teve acesso, um dos quatro feridos, uma mulher, "teve que ser submetida a entubação e ventilação mecânica invasiva", situação que "ainda não se encontra estabilizada".

Lusa

  • Polémica sobre offshore intensifica guerra de palavras entre PSD e Governo
    2:39
  • DGO divulga hoje execução orçamental de janeiro

    Economia

    A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a síntese de execução orçamental em contas públicas de janeiro, sendo que o Governo estima reduzir o défice para 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em contabilidade nacional em 2017.

  • Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

    Liga Europa

    A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

  • "Não preciso de ajustar contas com ninguém"
    0:49

    País

    O ex-Presidente da República insiste que José Sócrates foi desleal durante as negociações do Orçamento do Estado para 2011. Numa entrevista dada à RTP1, Cavaco Silva esclareceu ainda que não escreveu o livro de memórias para ajustar contas com o ex-primeiro-ministro.

  • Sócrates em processo judicial surpreende Cavaco
    0:18

    País

    Cavaco Silva afirmou ter ficado surpreendido com o envolvimento de José Sócrates num processo judicial. Em entrevista à RTP1 o ex-Presidente da República diz que nunca se apercebeu de qualquer "atuação legalmente menos correta" da parte de Sócrates.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28
  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Secretário da Segurança Interna dos EUA desmente Donald Trump

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta quinta-feira que os esforços do seu Governo para expulsar alguns imigrantes ilegais dos Estados Unidos "são uma operação militar", afirmação contrariada pelo seu secretário da Segurança Nacional no México.