sicnot

Perfil

País

Petição pela defesa da Força Aérea a combater fogos florestais vai a plenário

© Jean Amet / Reuters

Uma petição que defende que a Força Aérea Portuguesa volte a combater os incêndios nas florestas portuguesas vai ser apreciada no plenário da Assembleia da República, depois desta terça-feira ter sido aprovada, por unanimidade, em comissão parlamentar.

Segundo avançou à Lusa o presidente da Comissão de Agricultura e Mar, Joaquim Barreto, a petição relacionada com os meios aéreos militares e o combate aos fogos florestais "foi remetida aos grupos parlamentares para eventual apresentação legislativa e apreciação em plenário".

A petição em questão, que conta com mais de 32.000 assinaturas, foi criada há quatro anos por Jorge Pereira, e no texto é pedida a reatribuição à Força Aérea, das competências e dos meios, para o combate aos incêndios florestais, conforme acontecia nos anos 90.

"Não é nada do outro mundo, pois as Forças Aéreas de Espanha, Grécia, Croácia e até mesmo de Marrocos estão envolvidas diretamente no combate aos incêndios há décadas também com os famosos Canadair/Bombardier CL-215, CL-215T e CL-415 que os Governos Portugueses desde 1974 nunca ousaram comprar para a nossa FAP", pode ler-se no texto da petição.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.