sicnot

Perfil

País

Petição pela defesa da Força Aérea a combater fogos florestais vai a plenário

© Jean Amet / Reuters

Uma petição que defende que a Força Aérea Portuguesa volte a combater os incêndios nas florestas portuguesas vai ser apreciada no plenário da Assembleia da República, depois desta terça-feira ter sido aprovada, por unanimidade, em comissão parlamentar.

Segundo avançou à Lusa o presidente da Comissão de Agricultura e Mar, Joaquim Barreto, a petição relacionada com os meios aéreos militares e o combate aos fogos florestais "foi remetida aos grupos parlamentares para eventual apresentação legislativa e apreciação em plenário".

A petição em questão, que conta com mais de 32.000 assinaturas, foi criada há quatro anos por Jorge Pereira, e no texto é pedida a reatribuição à Força Aérea, das competências e dos meios, para o combate aos incêndios florestais, conforme acontecia nos anos 90.

"Não é nada do outro mundo, pois as Forças Aéreas de Espanha, Grécia, Croácia e até mesmo de Marrocos estão envolvidas diretamente no combate aos incêndios há décadas também com os famosos Canadair/Bombardier CL-215, CL-215T e CL-415 que os Governos Portugueses desde 1974 nunca ousaram comprar para a nossa FAP", pode ler-se no texto da petição.

Lusa

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John Mccain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06
  • Menos casos de sida em Portugal
    1:44