sicnot

Perfil

País

Justiça e Ordem dos Advogados passam por "questões dificilíssimas"

ANT\303\223NIO COTRIM

O bastonário da Ordem dos Advogados (OA), Guilherme Figueiredo, disse esta quarta-feira, no Porto, que a justiça portuguesa passa por "questões dificilíssimas", tal como a OA, havendo um "longo" caminho a trilhar.

Na cerimónia de tomada de posse do Conselho Regional e do Conselho de Deontologia do Porto, Guilherme Figueiredo, considerou que é necessário atirar "o melindre para trás das costas" para avançar sem prejuízos e sem problemas menores.

Há um longo caminho a trilhar, mas esse caminho deve incluir "todos os advogados" para "todos participarem", de uma forma ou outra, nos destinos da advocacia e da Ordem, frisou. Guilherme Figueiredo realçou a necessidade de a ordem ser "unida" e incluir, em vez de excluir, para conseguir tratar a diferença. Por isso, a ordem fará um trabalho interno de união que exige e signifique confrontação e debate sério das ideias de todos para ser capaz de encontrar convergências, garantiu Guilherme Figueiredo. "Hoje é necessário discutirmos tudo", sublinhou.

A questão da diferença é "absolutamente essencial" para projetar a ordem e reconhecer a sua história, não podendo ter exclusões na atividade do quotidiano, considerou. Na sua tomada de posse, a 11 de janeiro passado, em Lisboa, Guilherme Figueiredo defendeu "uma diminuição acentuada das custas judiciais", considerando que estas atingem "valores insuportáveis".

Além da diminuição das custas judiciais, o bastonário elegeu como questões centrais a importância do segredo profissional, a prática de buscas a escritórios de advogados e a constituição destes como arguidos, o Pacto sobre a Justiça e o Fórum Institucional para a Justiça e a Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.