sicnot

Perfil

País

PJ desmantelou organização ligada ao tráfico de drogas por via áerea

ANTONIO COTRIM

A Polícia Judiciária deteve seis pessoas no âmbito de uma operação de combate ao trafico internacional de droga por via aérea. Esta ação representa o culminar de uma investigação que decorria há dois anos e que permitiu o desmantelamento de uma organização criminosa transnacional, sedeada na região de Lisboa, e que tinha como objetivo o tráfico de cocaína.

"O modus operandi consistia na aquisição de quantidades consideráveis de cocaína num país da América do Sul, a qual era transportada para o nosso país através da via aérea por 'correios' e posteriormente distribuída no território nacional", indica a nota divulgada pela PJ.

Segundo as autoridades a organização "revelava uma estrutura bem definida e sofisticada, com regras precisas quanto à definição do perfil e forma de recrutamento dos 'correios' que iriam efetuar o transporte, os quais eram sujeitos a formação específica".

O transporte e introdução do produto estupefaciente em território nacional ocorriam, segundo a PJ, mediante a utilização de voos comerciais, sendo que os "correios" transportavam a cocaína no interior das suas bagagens.

"Nalgumas ocasiões contudo, a droga foi dissimulada no interior do organismo de 'correios' e também enviada através de encomendas postais", é referido.

No decurso da operação "Mastermind" foram efetuadas 45 buscas domiciliárias. Os detidos, com idades compreendidas entre os 24 e os 39 anos, vão agora ser presentes à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

Com Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • A experiência de um embaixador português na Coreia do Norte
    2:58

    País

    A Coreia do Norte tem o maior orçamento militar do mundo e o seu arsenal nuclear acaba por dar-lhe acesso a uma possível cimeira com os Estados Unidos. A pobreza e o culto da personalidade foram testemunhados pelo embaixador, José Manuel de Jesus, que visitou várias vezes Pyongyang.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.