sicnot

Perfil

País

Hospitais bloqueiam acesso à consulta de obesidade para reduzir tempos de espera, denuncia Adexo

Primeiro restaurante nudista do Japão não admite clientes com excesso de peso

© Regis Duvignau / Reuters

O presidente da Associação de Obesos e Ex-Obesos (Adexo) acusa os hospitais de estarem a bloquear o acesso à primeira consulta de obesidade para conseguirem reduzir as listas de espera para cirurgia.

Na comissão parlamentar de saúde, Carlos Oliveira denunciou que só estão a ser realizadas entre 1.800 e 2.000 operações por ano, quando deviam estar a ser feitas quatro mil.

O presidente da Adexo deu como exemplo o Hospital de Évora, que tem mais de 400 dias de espera.

Carlos Oliveira disse que os hospitais alegam estar a reduzir os tempos de espera, quando na realidade estão a bloquear o acesso à primeira consulta.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC