sicnot

Perfil

País

Câmara de Lisboa assinala hoje fim das obras no Eixo Central

Lusa

A Câmara de Lisboa assinala hoje o fim das obras no Eixo Central da cidade, que abrange as avenidas da República e Fontes Pereira de Melo, com atividades desportivas e animação de rua, num investimento de 50 mil euros.

Das atividades, que se iniciam às 10:00 e decorrem até às 17:00, fazem parte concertos, animação de rua e mega aulas de zumba, de 'fitness' e de dança, às quais acresce a montagem de bancas de 'street food' (comida de rua) e de artesanato.

Num esclarecimento enviado à agência Lusa, a autarquia indica que "a esmagadora maioria das atividades não representam encargos (...), sendo o resultado de parcerias que a Câmara Municipal estabeleceu com entidades privadas, clubes e associações da cidade de Lisboa, como o Holmes Place, o Supera, o Ginásio Clube Português e a Associação de Xadrez de Lisboa".

No que toca à "montagem das estruturas físicas de som e eletricidade, recorre-se de forma significativa a meios próprios da Câmara", acrescenta o município. Quanto ao custo global da iniciativa, ronda os 50 mil euros, sendo que "o grosso da despesa são os custos com a publicidade na imprensa, 19.543 euros".

"Estes anúncios servem dois propósitos: avisar os munícipes do fim das obras e dos condicionamentos de trânsito nesta artéria central da cidade, bem como a promoção do evento do próximo domingo", conclui a Câmara de Lisboa.

Uma vez que as atividades se realizam na rua, a circulação automóvel nas avenidas João Crisóstomo e Tomás Ribeiro estará cortada das 06:00 às 20:00.

O projeto do Eixo Central, em obras desde maio passado, possibilitou o alargamento dos passeios, a criação de zonas verdes, a repavimentação das faixas de rodagem, o reordenamento do estacionamento e a criação de uma ciclovia bidirecional.A intervenção, orçada em 7,5 milhões de euros, gerou a contestação de moradores e comerciantes pelos impactos no tráfego e no estacionamento.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas

    Mundo

    As mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas ou bissexuais, ou mesmo que todos os homens hetero, homo ou bissexuais. O estudo que dá conta desta realidade revela também o que fazer para aumentar as hipóteses de uma mulher alcançar um orgasmo.

  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.