sicnot

Perfil

País

Passagem da Carris para CML sem parecer da autoridade reguladora dos transportes

(Arquivo/Reuters)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O presidente da Autoridade da Mobilidade e Transportes (AMT) disse hoje que "até ao momento" ainda não recebeu os documentos necessários para poder emitir o parecer vinculativo sobre a passagem da gestão da Carris para a Câmara de Lisboa.

"Ainda não foram remetidos à AMT os documentos contratuais, estudos jurídicos, técnicos e financeiros que suportam a passagem da Carris para a Câmara Municipal de Lisboa (CML).

A CML deveria remeter à AMT a fundamentação no momento anterior ao envio para o Tribunal de Contas, como foi feito com a STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto), mas até ao momento não recebemos nada", disse João Amaral Carvalho.

O presidente da Autoridade da Mobilidade e Transportes falava na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas na sequência de um requerimento do PSD, sobre a passagem da gestão da Carris para a Câmara Municipal de Lisboa.
João Amaral Carvalho lembrou ainda os deputados que teve uma reunião a 16 de janeiro com responsáveis da CML, durante a qual alertou que seria necessário ter os instrumentos contratuais e jurídicos para que a autoridade pudesse emitir o seu parecer vinculativo.

"Comprometeram-se a enviar a documentação necessária para podermos emitir o nosso parecer vinculativo, mas até ao momento ainda não nos chegou nada", relembrou o responsável.

Questionado pelo Partido Socialista se havia algum incumprimento de algumas entidades que participam no processo de passagem da Carris da esfera do Estado para a autarquia lisboeta, João Amaral frisou que este não existe por falta de documentação.
"Não existe incumprimento porque não existe a documentação necessária para darmos o parecer. Logo não há incumprimento", esclareceu o presidente da entidade reguladora dos transportes.

Questionado acerca do aumento dos tarifários nos transportes públicos, João Amaral Carvalho defendeu que deve ser feito de uma "forma mais científica", lembrando que o Conselho Metropolitano de Lisboa detetou, pelo menos, 201 casos de aumento de tarifários nos transportes da Área Metropolitana acima do limite legal.

"Não sei se há operadores que estão a fazer acima ou abaixo do legal, não sabemos. Mas detetamos uma zona cinzenta entre a legislação existente. Há que regulamentar esse aspeto do tarifário", afirmou.

O responsável reiterou ainda a necessidade de um aumento "de forma científica para 2018", sublinhado não querer seguir o caminho de "aumentos médios que, por vezes, promovem a fuga à lei".

No final de novembro passado, o Governo e a Câmara de Lisboa assinaram um memorando da passagem de gestão da rodoviária Carris para a autarquia, a partir de 01 de fevereiro de 2017.

Na altura, foram anunciadas medidas como o reforço de 250 novos autocarros nos próximos três anos para a cidade, num investimento de 60 milhões de euros, a contratação de 220 motoristas, a criação de 21 novas linhas e ainda a atribuição de passes gratuitos a todas as crianças até aos 12 anos e descontos para os idosos.

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.