sicnot

Perfil

País

Aviso amarelo para nove distritos devido à chuva forte

Treze distritos sob Aviso Amarelo até às 18:00 devido à chuva

© Neil Hall / Reuters

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um aviso amarelo para Castelo Branco e Portalegre devido à chuva forte, elevando para sete, o número de distritos com este alerta para a precipitação.

Na quarta-feira, o IPMA tinha emitido aviso amarelo para os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja e Faro devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte.

Hoje, o Instituto alargou o aviso a Castelo Branco e Portalegre, também por causa da chuva.

Em Lisboa, Leiria, Setúbal e Santarém o aviso está em vigor entre as 9:00 e as 15:00 de hoje, e em Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro entre as 11:00 e as 21:00.

O IPMA colocou ainda os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora na faixa costeira e agitação marítima, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros.

O aviso de vento vai estar em vigor entre as 9:00 e as 12:00 de hoje e o de agitação marítima entre as 7:00 de sexta-feira e as 7:00 de sábado.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.


Lusa

  • O tempo para hoje
    0:38

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje céu muito nublado ou encoberto, com boas abertas gradualmente a partir do meio da tarde nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Períodos de chuva, por vezes forte nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela a partir do início da manhã, passando gradualmente a regime de aguaceiros durante a tarde, que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada a sul do referido sistema.

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14