sicnot

Perfil

País

PSD acusa Costa de mentir sobre escola no Porto

TIAGO PETINGA

O PSD acusa o Primeiro-ministro de ter mentido, na manhã desta sexta-feira no parlamento, quando disse que as obras adjudicadas em 2011 na escola Alexandre Herculano foram anuladas quando Passos Coelho chegou ao Governo.

Em comunicado, o PSD diz que as declarações de António Costa são falsas, uma vez que o anterior Governo garantiu as condições para a realização das obras, através de fundos comunitários. Explica que o Governo PSD/CDS reservou 6 milhões de euros para as obras, tendo o Executivo assumido 15% desta verba.

O PSD acusa António Costa de ter chantageado os munícipios, impondo-lhes o pagamento de metade do valor que devia ser o Governo a pagar. Sublinha ainda que a Câmara Municipal do Porto não aceitou.

Esta manhã no debate quinzenal, o Primeiro-ministro assegurou que a escola secundária do Porto é uma das duzentas escolas de todo país em que estão reunidas condições para as obras começarem.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite