sicnot

Perfil

País

Flores e Corvo sob aviso amarelo devido a vento forte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou as duas ilhas do Grupo Ocidental do arquipélago dos Açores sob aviso amarelo devido a vento forte previsto entre as 18:00 (mais uma em Lisboa) e as 23.00 deste domingo.

O aviso meteorológico do IPMA adianta que para as ilhas Flores e Corvo a previsão é de vento forte de" sudoeste rodando para oeste" devido à passagem de uma superfície frontal fria.

Segundo as previsões do IPMA para este domingo, no grupo ocidental o vento vai soprar "forte" podendo atingir "rajadas até aos 95 quilómetros por hora" e o mar será "cavado, tornando-se grosso a alteroso".

A autoridade marítima já alertou para o previsível agravamento do estado do mar nas ilhas do grupo ocidental, "especialmente para a ilha do Corvo".

O capitão do porto de Santa Cruz das Flores, Rafael da Silva, adiantou, em comunicado, que é "provável a ocorrência de forte agitação marítima de oeste que pode chegar aos 5 metros, estando associada a ventos fortes de sudoeste e rodando para oeste".

"Recomenda-se à comunidade marítima a adoção de medidas de precaução, verificando e se necessário reforçando a amarração, ou mesmo varando em lugar seguro as embarcações", refere Rafael da Silva.

À população em geral, a mesma autoridade, aconselha que se abstenha da prática de passeios junto à costa e da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.

O 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda também que sejam tomadas medidas de autoproteção como a consolidação de telhados, portas e janelas e que se "guardem objetos soltos do jardim" que projetados pelo vento forte "podem causar prejuízos materiais e acidentes pessoais graves".

Lusa

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Morreu José Manuel Castello-Lopes

    Cultura

    O empresário de cinema morreu esta quinta-feira aos 86 anos. A notícia da morte foi avançada hoje pela Academia Portuguesa de Cinema na sua página de Facebook.

  • Grupo armado mata 28 cristãos no Egito
    1:03
  • PSD quer criar taxa sobre a Uber e Cabify
    1:21

    Economia

    O PSD quer criar uma taxa sobre a Uber e Cabify para regulamentar as plataformas de transporte. A proposta deu entrada esta sexta-feira, no Parlamento, e procura ser uma alternativa ao projeto lei do Governo para o setor.

  • Médico português a caminho de Mossul
    3:01

    País

    Um médico português vai partir para o Iraque, no final do mês, para integrar uma equipa dos Médicos Sem Fronteiras. Gustavo Carona vai para Mossul, uma cidade bastião dos jihadistas, que tem sido palco de uma violenta guerra entre o Daesh e as forças iraquianas.

  • Filho de Eduardo dos Santos gasta 500 mil euros em relógio

    Mundo

    Desta vez não é Isabel dos Santos que dá que falar, mas sim um outro filho do Presidente de Angola. Danilo dos Santos arrematou um relógio por 500 mil euros, num leilão em Cannes. O momento foi partilhado através de um vídeo no Instagram, no qual aparece o ator Will Smith a comentar que o jovem "parece demasiado novo para ter 500 mil euros".

  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC