sicnot

Perfil

País

Capitanias da Madeira e Porto Santo alertam para situação de risco devido ao mau tempo

Madeira com aviso laranjaLusa/arquivo

HOMEM DE GOUVEIA

As capitanias do Funchal e do Porto Santo alertaram esta terça-feira para o agravamento das condições meteorológicas na Madeira a partir de quinta-feira, apontando que a situação é considerada "de risco".

Num comunicado hoje divulgado, a autoridade marítima das ilhas da Madeira e Porto Santo escreve que "a instabilidade far-se-á notar pela ocorrência de vento fresco e ondas de noroeste que podem atingir os seis metros de altura, com especial incidência na costa norte".

As capitanias referem que "este agravamento é considerado de risco", aconselhando que sejam tomadas "medidas de prevenção por todos aqueles que se encontrem junto à linha de água, nomeadamente, em infraestruturas portuárias e outras na costa".

Ainda indica que estas condições adversas na costa norte se deve prolongar até sábado.

A autoridade marítima insular recomenda "o reforço da amarração e vigilância das embarcações, em especial nos espaços sem vigilância permanente, na circulação pedonal", desaconselhando os passeios junto à linha de água e zonas de rebentação.

As capitanias informam que vão estar de prevenção "para responder a situações que impliquem a sua pronta intervenção".

Devido às previsões de forte ondulação, com vagas que podem atingir os 10 metros, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a costa norte da Madeira sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, até às 18:00 de quinta-feira, passando depois a amarelo.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.