sicnot

Perfil

País

PEV exige proibição da importação de energia nuclear

Segundo Heloísa Apolónia, o objetivo do executivo ao pedir mais tempo  para cumprir os compromissos assumidos com a `troika é "implementar o Estado  mínimo" a pretexto da crise (SIC/Arquivo)

O Partido Ecologista "Os Verdes" vai apresentar dois projetos-lei na Assembleia da República a exigir a proibição da importação de energia nuclear e a realização de planos de emergência e de prevenção para eventuais acidentes nucleares.

."Na fatura da eletricidade, nas componentes de fornecimento de eletricidade, consta lá a energia nuclear. Ora, aquilo que "Os Verdes" querem propor na Assembleia da República (AR) é que seja impedida a venda de eletricidade proveniente de fontes nucleares", disse hoje a deputada Heloísa Apolónia.

A líder parlamentar ecologista, que falava em Portalegre no decorrer de uma conferência de imprensa em que fez o balanço das jornadas parlamentares do partido, que decorreram na segunda-feira e hoje em Castelo Branco e Portalegre, voltou a defender o encerramento da central nuclear de Almaraz, em Espanha.

Enquanto a central nuclear espanhola, situada a 100 quilómetros da fronteira portuguesa não encerra, como o partido ecologista "Os Verdes" (PEV) tem defendido, os ecologistas anunciam ainda que vão apresentar um projeto-lei na AR para a criação de "ensaios de campo" com as populações e instituições para testar a coordenação e eficácia de planos de prevenção em caso de acidente nuclear.

"Mas, se "Os Verdes" defendem o encerramento da central nuclear de Almaraz e ela for encerrada no ano de 2020, valerá a pena estar a fazer estes ensaios, vale com certeza, porque até lá a central continua a constituir um perigo forte", alertou.

Heloísa Apolónia mostrou-se também preocupada com as populações dos distritos de Portalegre e Castelo Branco, uma vez que vivem "desinformadas" sobre o que devem fazer na eventualidade de um acidente na central nuclear de Almaraz.

"As pessoas estão algo alarmadas, preocupadas, pelo facto de não terem esse conhecimento. Ao mesmo tempo que lutamos pelo encerramento da central nuclear de Almaraz e pela não construção de um depósito de resíduos nucleares, nós temos que prestar informação à população", disse.

Nesse sentido, o PEV vai apresentar na AR um projeto de resolução que recomenda que seja prestada informação junto das populações sobre os perigos que representa estar próximo de uma central nuclear e os cuidados a ter caso ocorra um acidente.

Lusa

  • Portugal inicia preparação para o Mundial sem Cristiano Ronaldo

    Rumo ao Mundial 2018

    A seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018, que arranca em 14 de junho, na Rússia, com um treino na Cidade do Futebol, em Oeiras, numa sessão em que são esperadas algumas ausências. O capitão Cristiano Ronaldo, que vai disputar no sábado a final da Liga dos Campeões com o Real Madrid, é baixa certa no arranque dos trabalhos, mas não deve ser o único.

  • Hoje é notícia

    País

    Esta terça-feira realiza-se o funeral do antigo ministro António Arnaut na Figueira da Foz. Em Sintra está previsto o início do julgamento dos 17 agentes da PSP acusados de agredirem jovens da Cova da Moura, concelho da Amadora, no interior da esquadra de Alfragide. Em Oeiras, a seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20