sicnot

Perfil

País

Trabalhadores não docentes das escolas esperam elevada adesão à greve de sexta-feira

O presidente da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas disse hoje esperar uma "grande adesão" à greve dos trabalhadores não docentes das escolas, na sexta-feira, e apelou às direções para não substituírem os grevistas.

"Vai ser uma grande greve. Temos já a indicação e a perspetiva do encerramento de muitas escolas a nível nacional", disse Artur Sequeira, da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, numa conferência de imprensa que se realizou frente ao Liceu Camões, em Lisboa.

O mesmo responsável acrescentou que as direções dos estabelecimentos de ensino devem evitar interferir na paralisação do dia 03 de fevereiro."As direções das escolas não devem ter a tentação de utilizar os trabalhadores do contrato de emprego e inserção para substituir trabalhadores grevistas", afirmou sublinhando também a falta de diálogo por parte do Governo.

"O Ministério da Educação recebeu o pré-aviso de greve mas não respondeu aos pedidos de reunião para discutir as reivindicações dos trabalhadores, entre as quais a gestão das escolas", criticou Artur Sequeira que defende o envolvimento urgente do executivo."Quem tem de fazer a política de Educação, nos termos da Constituição da República, é o Ministério da Educação. É a única forma que há de este serviço público ser universal e igual para todos. A repartição pelos municípios não é solução", disse, recordando que os trabalhadores estão em luta contra a precariedade.

Segundo o responsável pela federação, os trabalhadores não docentes são "pau para toda a obra" e exigem igualmente a reposição do estatuto referente a uma carreira específica que "já existiu" e que foi "destruída" pelo Governo de José Sócrates (PS). De acordo com os dados da federação, há atualmente 49 mil trabalhadores não docentes nas escolas portuguesas tendo-se registado uma diminuição do número de funcionários, que chegaram a ser 60 mil, nos últimos anos.

Lusa

  • Buscas no Benfica, P. Ferreira, V. Setúbal e Desportivo das Aves

    Desporto

    A Polícia Judiciária do Porto está a fazer buscas à SAD do Benfica, no Estádio da Luz, e ainda ao Paços de Ferreira, Desportivo das Aves e Vitória de Setúbal. Em causa estão alegados crimes de corrupção desportiva e fraude fiscal. O clube da Luz já reagiu em comunicado.

    Em atualização

  • Sousa Cintra e Comissão de Gestão analisam futuro do Sporting
    2:37

    Crise no Sporting

    Sousa Cintra reuniu-se hoje com a Comissão de Gestão para analisar o que fazer no Sporting, depois da tomada de posição de Bruno de Carvalho. O presidente que foi destituído do cargo na Assembleia Geral de sábado, depois de dizer que se ia afastar, deixou depois a garantia de que vai impugnar a reunião magna do clube e vai a eleições.

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Gato reencontra dono 10 anos depois de ter desaparecido

    Mundo

    A Blue Cross recolheu no mês passado um gato que tinha sido dado como desaparecido em 2008, num altura em que o dono Mark Salisbury residia em Ipswich, Suffolk, no Reino Unido. Graças ao microchip de Harry, a associação britânica que se dedica à proteção animal, conseguiu localizar Salisbury, que agora vive em Gloucestershire.