sicnot

Perfil

País

Aviso vermelho em sete distritos do continente a partir das 15:00

O IPMA colocou 15 distritos de Portugal Continental em aviso amarelo, o segundo numa escala de quatro, no domingo devido à queda de neve, ao vento e à agitação marítima.

© Arko Datta / Reuters

O litoral de sete distritos do continente vai estar a partir das 15:00 com aviso vermelho, o máximo, devido à forte agitação marítima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Com aviso vermelho estão os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Este aviso vigora entre as 15:00 e as 23:59 de hoje.Até às 15:00, todos os distritos de Portugal continental estão, desde as 00:00 de hoje com aviso laranja, o segundo mais grave, devido à forte ondulação. O litoral dos distritos a sul de Lisboa estará com o mesmo aviso, mas apenas a partir das 15:00.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro estão também sob aviso laranja, o terceiro mais grave, devido à chuva e ao vento. Os restantes distritos, com exceção de Setúbal e Beja, têm o aviso amarelo, mas apenas para o vento.

De acordo com a Marinha portuguesa, as condições adversas no mar são comparáveis à tempestade "Hércules", que em 2014 provocou ondas de grande dimensão que atingiram primeiro os Açores e, posteriormente, Portugal continental.

Mais de 1.500 civis e militares da Marinha Portuguesa e da Autoridade Marítima Nacional vão estar envolvidos na monitorização, prevenção e salvamento durante a tempestade que vai atingir a costa portuguesa.Os Açores estarão praticamente durante todo o dia com aviso amarelo também devido à forte ondulação.

Com Lusa

  • Seca contribui para a redução de nutrientes no mar e está a afetar a pesca
    2:11
  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à Lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44