sicnot

Perfil

País

Quedas de árvores e estruturas. Registadas mais de 60 ocorrências devido ao mau tempo

(Lusa arquivo)

llusa

A Autoridade Nacional de Proteção Civil registou 62 ocorrências relacionadas com o mau tempo entre as 20:00 de quarta-feira e as 8:00 desta quinta-feira, sobretudo quedas de árvores e estruturas, disse à Lusa o comandante operacional Pedro Araújo.

Durante estas 12 horas, altura em que vigorou o alerta especial de nível azul, os distritos do litoral norte do continente foram os mais afetados.

"O número de ocorrências não é significativo para estas 12 horas (...). É absolutamente normal para estas condições meteorológicas. Tivemos 12 ocorrências no distrito de Viana, 12 no distrito de Braga, nove no do Porto e oito no de Coimbra, relacionadas com quedas de árvores e infraestruturas", avançou.

Segundo Pedro Araújo, nenhuma das ocorrências "teve gravidade" e os dispositivos montados estão a "responder satisfatoriamente" às necessidades de limpeza de inertes nas vias.

O estado de alerta especial de nível azul refere-se à necessidade de os agentes de proteção civil reforçarem os meios de primeira intervenção, destinando-se apenas a estes agentes e não à população em geral, de forma a melhorar a eficiência do sistema, explicou o responsável.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, apenas os distritos de Évora e Santarém não estavam às 07:30 sob qualquer aviso meteorológico.

Todos os distritos do litoral estão ou vão estar hoje com avisos amarelos, laranja ou vermelhos devido ao vento, à agitação marítima ou à chuva.

O mau tempo atingiu primeiro as ilhas dos Açores, já na quarta-feira, mas não foram registadas ocorrências significativas pela Proteção Civil.

Lusa

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20

    País

    Dois jovens com cerca de 20 anos foram ao final da tarde deste sábado atropelados mortalmente na freguesia de Arazede, concelho de Montemor-o-Velho. O repórter da SIC Miguel Ângelo Marques falou com o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, Rui Coceiro, que revelou que as vítimas foram declaradas mortas ainda no local.

  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07