sicnot

Perfil

País

Quedas de árvores, danos em dois carros e em telhados em Montalegre

O telhado de uma casa em Montalegre destruído pelo mau tempo.

O vento forte originou várias quedas de árvores no concelho de Montalegre, que provocaram danos em dois carros e em telhados de dois armazéns na zona industrial e numa casa, segundo a Proteção Civil.

David Teixeira, vice-presidente da Câmara de Montalegre e responsável pela Proteção Civil Municipal, disse à agência Lusa que o mau tempo que se fez sentir durante a noite, nomeadamente o vento forte, provocou danos nas montras e telhados de dois armazéns, instalados da zona industrial daquele concelho.

O responsável referiu que o mau tempo provocou ainda estragos no telhado "de, pelo menos, uma casa".Também na Estrada Nacional 103 (EN103), junto a Pisões, a queda de uma árvore provocou estragos em dois carros que estavam estacionados.

No total, segundo David Teixeira, há o registo de "mais de 15 árvores caídas" desde as 04:00 até esta manhã, em todo o concelho.

Os estragos na oficina Mig 3 Car, em Montalegre.

Os estragos na oficina Mig 3 Car, em Montalegre.

Segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro de Vila Real (CDOS), nas últimas 24 horas verificaram-se perto de meia centena de ocorrências relacionadas com o mau tempo, um pouco por todo o distrito, a maior parte das quais têm a ver com quedas de árvores ou de ramos para a via pública.

Os distritos da região norte - Aveiro, Viseu, Guarda, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança - estão hoje com aviso laranja, o segundo mais grave, decretado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, nalguns casos devido ao forte vento, noutros também por causa da chuva.

O telhado de um armazém em Montalegre.

O telhado de um armazém em Montalegre.

Alguns avisos laranja prolongam-se até às 06:00 de sábado por causa do vento e da agitação marítima, como são os casos de Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo, enquanto nos distritos de Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança os avisos laranja estendem-se por causa do vento, que pode atingir rajadas de 120 quilómetros por hora.

À exceção dos distritos de Santarém e Évora, todos os restantes estão com aviso amarelo por causa do vento e da chuva e nos distritos do litoral a preocupação é maior por causa da forte ondulação.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.