sicnot

Perfil

País

Aviso laranja nas ilhas açorianas do grupo ocidental

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para laranja o aviso referente à rajada máxima de vento para as ilhas do grupo ocidental, nos Açores, mantendo o aviso amarelo para o grupo central.

Sete ilhas dos Açores estavam já sob aviso amarelo, mas o IPMA elevou o aviso para laranja, o segundo mais elevado numa escala de quatro, para as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo), até às 22:00 locais (mais uma hora em Lisboa).

A previsão aponta para vento forte de sul, rodando para oeste, com rajadas que poderão chegar aos 100 km/hora.

As ilhas das Flores e do Corvo mantêm-se sob aviso amarelo devido à rajada máxima de vento, entre as 22:00 e as 03:00 de segunda-feira, estando também sob aviso amarelo devido à agitação marítima, com uma previsão de ondas de cinco e seis metros, de quadrante oeste, até às 07:00 de segunda-feira.

Já nas ilhas do grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) o aviso amarelo, devido à rajada máxima de vento, estende-se até às 05:00, esperando-se rajadas até aos 100 km/hora, de sudoeste.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, como consolidar os telhados, fechar bem as janelas, guardar objetos soltos, reforçar as amarrações das embarcações e ter especial cuidado na circulação junto à orla costeira.

Também as capitanias dos portos de Santa Cruz das Flores, Horta, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória emitiram comunicados a alertar para o agravamento do estado do mar.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.