sicnot

Perfil

País

Guardas prisionais desconvocam greve de terça e quarta-feira

© Stephen Lam / Reuters

O Sindicato Nacional do Corpo de Guarda Prisional desconvocou esta segunda-feira a greve de terça e quarta-feira, refere uma nota do SNCGP.

Num curto comunicado enviado à comunicação social a meio da tarde, a direção da estrutura sindical apenas indica que os "corpos Gerentes do sindicato deliberaram desconvocar a greve decretada para os dias 7 e 8 de fevereiro", sem apontar os motivos.

A Lusa tentou contactar elementos do sindicato, mas até ao momento não foi possível saber os motivos da desconvocação dos dois dias de paralisação. No dia 24 de janeiro os sindicalistas estiveram concentrados junto à residência do primeiro-ministro, em Lisboa, para protestar contra a falta de promoções, o pagamento de subsídio de turno/noturno "e o fim do trabalho escravo".

Durante a concentração, a direção do sindicato entregou ao primeiro-ministro um conjunto de reivindicações remuneratórias.

O mapa de pessoal dos serviços prisionais para este ano prevê a existência de quase cinco mil guardas.

Lusa

  • Mais de 1600 ações de fiscalizações a IPSS em dois anos
    1:05

    Expresso da Meia Noite

    Nos últimos dois anos, o Estado efetuou mais de 1600 ações de fiscalização a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) das quais resultaram mais de 70 destituições e 80 participações ao Ministério Público (MP). Os números foram avançados pela secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, no programa Expresso da Meia-noite, na SIC Notícias.

  • Bombeiro ferido nos fogos de Pedrógão Grande regressou a casa
    2:33

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Seis meses depois dos incêndios de Pedrógão Grande, regressou a casa o último dos bombeiros de Castanheira de Pera que estava internado desde junho. Rui Rosinha esteve em coma mais de dois meses e tem ainda pela frente uma longa recuperação. O bombeiro não quer que o país esqueça o que aconteceu e espera que as duas tragédias deste ano (fogos de junho e outubro) sirvam de lição para o futuro.

  • Pedrógão Grande, seis meses depois - documentário Expresso
    0:29
  • Frio no fim de semana, regiões do interior podem chegar aos -5 °C
    1:23
  • Ilhas Selvagens são um tesouro no Atlântico que é preciso preservar
    2:33